POESIA DE CONFLITO NOS ANOS 70: PAULO LEMINSKI E OS SINAIS EXCÊNTRICOS DE SEU NEORROMANTISMO

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

POESIA DE CONFLITO NOS ANOS 70: PAULO LEMINSKI E OS SINAIS EXCÊNTRICOS DE SEU NEORROMANTISMO

Ano: 2010 | Volume: 6 | Número: 11
Autores: Robson Coelho Tinoco
Autor Correspondente: R. C. Tinoco | [email protected]

Palavras-chave: excentrismo, poesia, sociedade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Paulo Leminski respondeu de modo singular, sobretudo na década de 70, aos desafios cada vez mais candentes que a cultura e a nova ordem sociopolítica apresentavam. Desafios lançados, por exemplo, pela Guerra Fria, lutas raciais, Terceiro Mundo, sociedade de informação. Nesse contexto nacional-mundial, Leminski renova a linguagem poética como centro de suas preocupações éticas e projetos estéticos. Sob tal composto ético-estético, neo-romanticamente ressaltam divergências sensíveis, frente ao cânone literário nacional, quanto a entender as fronteiras entre poesia e não-poesia, arte funcional e arte engajada. Ressalta, ainda, a bem-humorada e irônica denúncia dos “novos tempos” e do que o poeta propunha como a procura de uma comunicação mais integrada, criativa e provocativa com as pessoas e com a arte.



Resumo Inglês:

Paulo Leminski responded in a unique way, especially in the 70´s, the most pressing challenges increasing the culture and the new sociopolitical order presented. Challenges posed, for example, by the Cold War, racial strife, Third World, the information society. In this context national-global Leminski renew poetic language as the center of their ethical and aesthetic projects. Under such compound ethical and aesthetic, neoromantically emphasize major divergence, compared to the national literary canon, as to understand the boundaries between poetry and non-poetry, functional art and activist art. Also emphasizes the humorous and ironic denunciation of the "new times" and proposed that the poet as looking for a more integrated communication, creative and edgy with people and art.