Pintura, cultura e realidade

Revista Apotheke

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/issue/view/815
Telefone: (48) 3321-8000
ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

Pintura, cultura e realidade

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: M. Vassali
Autor Correspondente: M. Vassali | [email protected]

Palavras-chave: cultura, pintura, subjetividade, realidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo propõe reflexões sobre a arte como área do conhecimento que estuda e propaga cultura. Por esse percurso, os cenários da modernidade e da pós-modernidade sugerem, conforme apresenta Lipovetsky (2004), o avanço da produção de subjetividade pela cultura e pelos sistemas de consumo. Esse avanço influencia os desejos e a formação dos indivíduos. Por isso, Guattari e Rolnik (1996) apresentam as ideias de individualização (esforços da produção de bens em normatizar os grupos em função do consumo) e singularização (conscientizar os indivíduos quanto às subjetividades impostas a fim de criar alternativas de vidas mais autônomas, usando como exemplo o processo artístico). Nesse sentido, expõem-se as ideias de Merleau-Ponty (2013) sobre a matéria-prima da pintura: a cultura e as relações sociais em seus respectivos contextos. Ainda, por meio das reflexões de Sabino (2018), procura-se analisar o papel da pintura como leitura da realidade. A pintura e o fazer artístico nesse cenário podem contribuir na identificação das realidades sociais como um novo processo de percepções e sensibilidades.



Resumo Inglês:

This article aims a reflection about art as

knowledge area that

studies and disseminates culture. Therefore, the scenarios of modernity and

postmodernity suggest, as Lipovetsky (2004) presents, the advance of the

production of subjectivity through culture and consumption systems. It

influences the desires and the formation of individuals. For this reason,

Guattari and Rolnik (1996) differentiate the processes of singularization (which intends to make individuals aware of the imposed subjectivities in order to create alternatives for an autonomous life) and individualization (this refers to the efforts of the capitalist production for regulate the groups according with consumption). In this sense, the ideas of Merleau-Ponty (2013) about the raw material of painting are exposed: culture and social relations in their respective contexts. Also through the texts of Sabino (2018) the role of painting is analyzed as a reading of reality. Painting and artistic work in this scenario can contribute to the identification of social realities as a new process of perceptions and sensibilities