Pesquisa Performativa: o corpo como meio de investigação

DAPesquisa

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Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Pesquisa Performativa: o corpo como meio de investigação

Ano: 2020 | Volume: 15 | Número: Não se aplica
Autores: N. Prette, M. B. B. Mendonça
Autor Correspondente: N. Prette | [email protected]

Palavras-chave: lecoq, jacques, 1921-1999, artes cênicas-metodologia, improvisação (representação teatral)

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto apresenta a pesquisa performativa como metodologia de estudo prático e criativo  em  uma  investigação  de  mestrado  acadêmico  com  base  nos  diálogos  do corpo.  Compartilhamos  aqui  os  processos  iniciais  de  pesquisa  em  andamento,  nos quais  são  estudadosos  procedimentos  pedagógicos  corporais  de  Jacques  Lecoq para  o  artista  cênico,  denominados  como Sete  Níveis  de  Energia.  Apresentamos como a pesquisa performativa abraça nossas proposições para os estudos práticos realizados  e  também  para  a  construção  da  escrita  que  emana  dos  laboratórios  de pesquisa,  construída  por  meio  de  diário  de  bordo.  A  pesquisa  performativa  aqui  é entendida   conforme   os   preceitos   de   Brad   Haseman   (2015)   e   também   de pesquisadores   e   artistas   brasileiros   que   desenvolveram   seus   estudos   nesta perspectiva, como Ciane Fernandes (2014).



Resumo Inglês:

This   text   presents   performative   research   as   a   practical   and   creative   study methodology in an academic master's research based on the dialogues of the body. We  share  here  the  initial  ongoing  research  processes  in  which  Jacques  Lecoq's bodily  pedagogical  procedures  are  studied  for  the  scenic  artist  known  as  Seven Levels.  We  present  how  performative  research  embraces  our  propositions  for  the practical  studies  carried  out  and  also  for  the  construction  of  writing  that  emanates from  research  laboratories,  built  through  a  logbook. The performative  research  here is  understood  according  to  the  precepts  ofBrad  Haseman  (2015)  and  also  of Brazilian  researchers  and  artists  who  developed  their  studies  in  this  perspective, such as Ciane Fernandes (2014).