Performing electronic dance music: mimesis, reflexivity and the commodification of listening

Contemporanea

Endereço:
Departamento de Sociologia - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - Cx. Postal 675
São Carlos / SP
13565-905
Site: http://www.contemporanea.ufscar.br
Telefone: 16-3306-6515
ISSN: 23161329
Editor Chefe: Jorge Leite Júnior
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Performing electronic dance music: mimesis, reflexivity and the commodification of listening

Ano: 2012 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: NARDI, Carlo
Autor Correspondente: NARDI, Carlo | [email protected]

Palavras-chave: Música eletrônica dançante, Reflexividade, Mímese, Intersensorialidade, Comodificação, Performance.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Modificações recentes na economia musical induziram alguns músicos da cena de música
eletrônica dançante a adaptarem seus repertórios para a performance de concerto. Entretanto,
essa conversão apresenta seus próprios problemas, uma vez que a música eletrônica
dançante baseada em operações aditivas, programações e na fusão de papéis, resiste
a uma extensa performance ao vivo. Pretende-se examinar algumas das estratégias que músicos estão adotando a fim de trazer para a performance um elemento de atualidade,
focando nas implicações sensóreas desse processo. O concerto no palco, contudo, desafia
não apenas os modos de produção mas também a ideologia da cultura “club”, que é baseda
na participação e inclusividade. A mímese, como meio de estabelecer contato e identificação
com a audiência, permite superar a divisão imposta pelo palco. Por outro lado, a
reflexividade, como forma de dar conhecimento dos diferentes papeis desempenhados, se
contrapõe ao ato mimético e restaura a distinção entre audiência e músico, comprovando
assim a condição que levou a essa transformação e que implica, em primeiro lugar, a comodificação
da experência musical.



Resumo Inglês:

Recent changes in the economy of music have induced some musicians in the electronic
dance scene to adapt their repertoire to concert performance. However, this conversion
is far from being unproblematic, as electronic dance music, being based on additive operations,
programming and merging of roles, resists, to an extent, live performance. I will
then examine some of the strategies that musicians adopt in order to bring into the performance
an element of actuality, focusing on the sensorial implications of this process. The
stage concert, however, challenges not only the modes of production, but also the ideology
of club culture, which is based on participation and inclusiveness. Mimesis, as a means to
establish contact with the audience through identification, allows overcoming the division
drawn by the stage. On the other hand, reflexivity, as a way to acknowledge the different
roles at play, counteracts the role of mimesis and restores the distinction between audience
and performer, thus substantiating the condition that prompted this transformation and
that entails, in the first place, the commodification of musical experience.