PERÍODO ACADÊMICO, NÍVEL DE CONSUMO, PLANEJAMENTO FINANCEIRO: COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI?

REVISTA GESTÃO EM ANÁLISE

Endereço:
Av. Dom Luis - 911
Fortaleza / CE
60160196
Site: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/index
Telefone: (85) 3457-5349
ISSN: 2359618X
Editor Chefe: Laodicéia A. Weersma
Início Publicação: 30/11/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Administração

PERÍODO ACADÊMICO, NÍVEL DE CONSUMO, PLANEJAMENTO FINANCEIRO: COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI?

Ano: 2020 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: Ana Flávia Silveira, Roberto do Nascimento Ferreira, Mário Sérgio de Almeida
Autor Correspondente: Ana Flávia Silveira | [email protected]

Palavras-chave: Educação financeira; Planejamento Financeiro; Finanças

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Educação financeira é um tema objeto de estudos no meio acadêmico, representando, também, iniciativas de instituições dos mercados financeiros e de capitais. Pesquisas têm demonstrado que a falta de conhecimento ou preocupação com a educação financeira atinge, também, os alunos universitários. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento dos graduandos de Administração e Ciências Contábeis da UFSJ sobre Educação Financeira. A metodologia utilizada constou da aplicação de questionário estruturado aos alunos dos dois cursos (noturno e integral). Os dados foram analisados por meio de planilhas eletrônicas do Microsoft Excel®. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos (52,6%) considera ter algum conhecimento sobre Educação Financeira. Para 16,3%, a fonte de conhecimento sobre o tema é a experiência prática. Concluiu-se que os discentes têm algum conhecimento sobre Educação Financeira, mas não de forma aprofundada. Observou-se uma preocupação com os gastos imediatos, sem, no entanto, realizar um planejamento.