Pequena palestra com uma múmia (1845) do conflito entre a ciência e a consciência da realidade do passado

Revista Em Perspectiva

Endereço:
Avenida da Universidade, 2762 - Campus do Benfica, Área II, 1º andar - Benfica
Fortaleza / CE
60020-180
Site: http://periodicos.ufc.br/emperspectiva
Telefone: (85) 3366-7741
ISSN: 2448-0789
Editor Chefe: Ana Rita Fonteles Duarte
Início Publicação: 10/12/2015
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: História

Pequena palestra com uma múmia (1845) do conflito entre a ciência e a consciência da realidade do passado

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: E. S. Lima
Autor Correspondente: E. S. Lima | [email protected]

Palavras-chave: Ficção, História, Imaginação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nesse artigo, atentamos em perceber de que maneira os elementos da história nacional norte-americana aparecem no Somme word with a mummy (1845) do poeta e contista, Edgar Allan Poe, sem que a pretensão seja fazer o mapeamento de uma identificação referencialista. A intenção aqui é perceber a leitura possível de seu conto fantástico como refiguração da história norte-americana oitocentista, sem tê-la como partícula central de seu trabalho. De modo que procuramos, portanto, fugir do desejo de “reduzir certos textos a funções representativas, ilustrativas ou sintomáticas” (LACAPRA, 1983, p. 24). Centramo-nos na dimensão referencial do texto ficcional, aproximando assim a história norte-americana como tema fulcral para literatura fantástica poeana. Nesse sentido, nos preocupamos em demonstrar os caminhos narrativos que endossam nosso prognóstico de que, a literatura fantástica, não está diretamente subordinada à imaginação que o lastro referencial, que a compõe, está diretamente intervindo na composição ficcional e, assim, há a concepção de outro mundo que não o mundo das coisas.



Resumo Inglês:

In this article we try to understand how the elements of American national history appear in the poem and storyteller Edgar Allan Poe's Somme word with a mummy (1845) without the pretension of mapping a referentialist identification. The intention here is to perceive the possible reading of his fantastic tale as a refiguration of nineteenth-century American history, without having it as the central particle of his work. So we try to avoid the desire to "reduce certain texts to representative, illustrative or symptomatic functions" (LACAPRA, 1983, p. 24). We focus on the referential dimension of the fictional text, thus approaching American history as the central theme for fantastic poeana literature. In this sense, we are concerned with demonstrating the narrative paths that endorse our prognosis, that fantastic literature is not directly subordinated to the imagination, that the referential ballast that composes it is directly intervening in the fictional composition and, thus, there is the conception of another world than the world of things.