Pensamento dramatúrgico do atuante no processo de criação

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Pensamento dramatúrgico do atuante no processo de criação

Ano: 2021 | Volume: 3 | Número: 42
Autores: Melina Scialom
Autor Correspondente: Melina Scialom | [email protected]

Palavras-chave: Dramaturgia do performer, Pensar-em-movimento, Treinamento, Estudos Coreológicos, Processo de criação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo se debruça sobre a dramaturgia corporal e os mecanismos que propiciam a autonomia criativa do atuante/performer, valorizando o conteúdo somático e afetivo da corporeidade do ator/bailarino enquanto pensamento cênico corporalizado. Através do discurso da dramaturgia na dança de diferentes autores, defende-se que o pensamento cênico do intérprete-criador pode ser visto como uma atitude dramatúrgica no fazer artístico. Provinda de uma pesquisa empírica sobre a preparação corporal do artista da cena, a dramaturgia do performer é exemplificada através da prática de laboratório fundamentada nos Estudos Coreológicos (Preston-Dunlop e Sanchez Colberg, 2010), e de um processo criativo que resultou em uma obra de dança-teatro.



Resumo Inglês:

This paper articulates body dramaturgy and mechanisms that develop the creative autonomy of the performer, valuing the somatic and affective content of the actor/dancer’s corporeality as an embodied scenic thinking. Through dance dramaturgy discourse of different authors, it is supported that the scenic thinking of the interpreter-creator can be seen as dramaturgical attitude in the artistic making. Coming from an empirical research about performer training, the dramaturgy of the performer is exemplified through laboratory practices supported by Preston-Dunlop and Sanchez-Colberg’s (2010) Choreological Studies, and a creative process that resulted in a dance theatre performance.



Resumo Espanhol:

Este artículo se centra en la dramaturgia corporal y en los mecanismos que proporcionan autonomía creativa al intérprete, valorando el contenido somático y afectivo de la corporalidad del actor/bailarín como pensamiento escénico encarnado. A través del discurso de la dramaturgia en la danza de diferentes autores, se defiende que el pensamiento escénico del intérprete-creador puede ser visto como una actitud dramatúrgica en el hacer artístico. Partiendo de una investigación empírica sobre la preparación corporal del artista escénico, la dramaturgia del intérprete se ejemplifica a través de una práctica de laboratorio basada en los Estudios Coreológicos (Preston-Dunlop y Sánchez Colberg, 2010) y un proceso creativo que dio lugar a un trabajo de danza-teatro.