PEDAGOGIA DO OLHAR: ESTRATÉGIAS DAS ADAPTAÇÕES E O CINEMA NACIONAL NA ESCOLA

Revista Entheoria

Endereço:
Rua Orlando Tavares Macedo - Zona de Expansão (Aruana)
Aracaju / SE
49000447
Site: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/index
Telefone: (75) 9916-9070
ISSN: 2446-6115
Editor Chefe: Jean Paul d'Antony Costa Silva
Início Publicação: 02/07/2014
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

PEDAGOGIA DO OLHAR: ESTRATÉGIAS DAS ADAPTAÇÕES E O CINEMA NACIONAL NA ESCOLA

Ano: 2016 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: C. Novaes.
Autor Correspondente: C. Novaes. | [email protected]

Palavras-chave: CINEMA, EDUCAÇÃO, ESCOLA, LEI.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O dispositivo 13.006 acrescenta na Lei das Diretrizes de Base da Educação/LDB um inciso com a seguinte redação: “a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais”. A partir deste marco legal sobre a inclusão do cinema na sala de aula problematizamos em três etapas este tema: qual é a estrutura institucional da escola brasileira e formação do professor para executar este dispositivo; e, para finalizar, apresentamos um exemplo de análise cinematográfica focada na inserção contextualizada do cinema como instrumento de formação pedagógica do olhar.



Resumo Inglês:

No. 13.006 devise added to the law of the basic education directions/LDB introduces an incision with the following statement: “Film presentations of national origin will constitute a part of curriculum incorporated within a pedagogical proposal of the given school whereas its presentation will be required in the extent of, at least, 2 hours per month”. It is on the basis of this legal landmark dealing with school cinematographic presentation that this article questions this topic in three following parts: what is a Brazilian school institutional structure and the given professor’s training to introduce and present such a devise; and, as a conclusion, the article introduces an example of cinematographic analysis focused on the contextualized insertion of the cinema as a device of pedagogical training.