Patrimônio(s) Cultural(is): Abordagem fenomenológica para estudos de patrimonialização

PatryTer

Endereço:
Universidade de Brasília - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A, Av. L3 Norte - Asa Norte
Brasília / DF
70.904-970
Site: http://periodicos.unb.br/ojs310/index.php/patryter/
Telefone: (61) 3107-7253
ISSN: 2595-0169
Editor Chefe: Everaldo Costa
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Geografia

Patrimônio(s) Cultural(is): Abordagem fenomenológica para estudos de patrimonialização

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: Janaína Mourão Freire
Autor Correspondente: Janaína Mourão Freire | [email protected]

Palavras-chave: Patrimônio cultural, bens de formação, mundo espiritual, valorização patrimonial, valoração afetiva.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O  presente  artigo  aborda  uma  nova  forma  de  conceber  o  conceito  de  Patrimônio  Cultural,  a  partir  da Fenomenologia.  Posteriormente,  apresenta  parte  dos  resultados  de  pesquisa defendidosna  tese  de  doutorado  que teve  como  estudo  de  caso  a  cidade  de  Sabará, noestado  deMinas  Gerais,  Brasil.  Partindo  da  visão  tripartida  do homem-como corpo,  alma e espírito-cultura e valor são categorizados como espirituais, ou seja, como parte da faceta mais elevada da existência humana. Sendo assim, o patrimônio, para ser cultural, é preciso se relacionar com o homem em seu estágio mais elevado, de modo a atuar como um bem de formação, que tem papel transformador e humanizador. Buscou-se, em pesquisa a totalidade da cidade de Sabará, identificar os patrimônios culturais realmente existentes, isso  quer  dizer,  aqueles  que  representama  valoração  afetiva  dos  moradores.  Nem  todos  os  bens tombados,  ou  seja,  oriundos  de  um  processo  de  valorização  patrimonial,  estão  inseridos  no  mundo  espiritual  dos moradores da cidade. Portanto, catalogamos três tipos de patrimônios culturais: ativos, invisíveis e excluídos.



Resumo Inglês:

The  present  article  approaches  a  new way  of  conceiving  the  concept  of  Cultural Heritage, based  onthe Phenomenology. Subsequently, it presents part of the research results defended in the doctoral dissertation that had as a caseofstudy the city of Sabará, in Minas GeraisState, Brazil. Starting from the tripartite vision of man-as body, soul and spirit-culture and value are categorized as spiritual, that is, as part of the highest facet of human existence. Therefore, heritage, in order to be cultural,must be related to man at his highest stage, in order to act as a good of formation,  which  has  a  transforming  and  humanizing  role.  The  entire  city  of  Sabará  was  sought  to  identify  the cultural heritagesactually existing,that is to say, those that represent the affective valuation of  the inhabitants. Notall heritagesinscribed, that is, derived from a patrimonial valorization process, are inserted in the spiritual world of the inhabitants of the city. Because of that, we catalog three types of cultural heritage: active, invisible and excluded.



Resumo Espanhol:

El presente artículo aborda una nueva forma de concebir el concepto de Patrimonio Cultural, a partir de la  Fenomenología.  Posteriormente,  presenta  parte  de  los  resultados  de  investigación  presentados  en  la  tesis  de doctorado que tuvo como estudio de caso la ciudad de Sabará,  enel estado deMinas Gerais, Brasil. A partir de la visión tripartita del hombre-como cuerpo, alma y espíritu-cultura y valor son categorizados como espirituales, o sea,  como  parte  de  la  faceta  más  elevada  de  la  existencia  humana.  Siendo  así,  el  patrimonio,  para  ser  cultural,  es preciso relacionarse con el hombre en su etapa más elevada, para actuar como un bien de formación, que tiene papel transformador  y  humanizador.  Se  buscó,  en  investigación a la  totalidad  de  la  ciudad  de  Sabará,  identificar  los patrimonios culturales realmente existentes, es decir, aquellos que representan la valoración afectiva de los habitantes. Notodos  los  bienes consagrados,  o  sea,  oriundos  de  un  proceso  de  valorización  patrimonial,  están  insertos  en  el mundo espiritual de los moradores de la ciudad. Portanto, catalogamos tres tipos de patrimonios culturales: activos, invisibles y excluidos.