PASSADOS COMPOSTOS E DECOMPOSTOS: O PATRIMÔNIO CULTURAL EM TEMPOS DE MEMÓRIA E DESMEMÓRIA

Sillogés

Endereço:
Rua Caldas Júnior, 20 - 24 - Centro Histórico
Porto Alegre / RS
90010260
Site: http://historiasocialecomparada.org/revistas/index.php/silloges
Telefone: (51) 9849-6496
ISSN: 2595-4830
Editor Chefe: Marcelo Vianna
Início Publicação: 12/07/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Museologia, Área de Estudo: Artes

PASSADOS COMPOSTOS E DECOMPOSTOS: O PATRIMÔNIO CULTURAL EM TEMPOS DE MEMÓRIA E DESMEMÓRIA

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Janice Gonçalves
Autor Correspondente: Janice Gonçalves | [email protected]

Palavras-chave: Memória, Crise, Patrimônio Cultural, Tempo Presente.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo apresenta-se brevemente um quadro geral das discussões que, em especial no campo da História, têm colocado em questão o lugar da memória na contemporaneidade. Em um primeiro momento do texto, toma-se como referência o tema da crise da memória, considerando reflexões de autores como Pierre Nora, Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, François Hartog e Andreas Huyssen. Em um segundo momento, interroga-se o papel da memória e das instituições mais diretamente associadas ao que Aleida Assmann define como “memória cultural”, tendo em vista problemas atuais relacionados à chamada “pós-verdade” e às disputas memoriais, bem como os desafios de construção e manutenção de políticas públicas de memória pautadas em princípios éticos e democráticos.



Resumo Inglês:

This article briefly presents a general picture of the discussions that, especially in the field of history, have put in question the place of memory in contemporary times. First, the theme of memory crisis is taken as a reference, considering reflections of authors like Pierre Nora, Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, François Hartog and Andreas Huyssen. Second, there is a discussion of the role of memory and of institutions more closely associated with what Aleida Assmann defines as "cultural memory", in view of the current problems related to the so-called "post-truth" and to the memory fights, and also the challenges of building and maintaining public memory policies based on ethical and democratic principles.