Parto da Viola para "Orpheu": Amadeo de Souza-Cardoso, o sensacionismo e os "hors-textes" de "Orpheu 3"

Anuário De Literatura

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Pós-Graduação em Literatura - Centro de Comunicação e Expressão - Campus Universitário - Trindade - Florianópolis
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ISSN: 21757917
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 30/11/1993
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Parto da Viola para "Orpheu": Amadeo de Souza-Cardoso, o sensacionismo e os "hors-textes" de "Orpheu 3"

Ano: 2015 | Volume: 20 | Número: 2
Autores: Marta de Almeida Loução Soares
Autor Correspondente: an | [email protected]

Palavras-chave: amadeo de souza-cardoso, revista orpheu, sensacionismo, fernando pessoa, almada negreiros

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Resumo Português:

Trou de la Serrure Parto da Viola Bon ménage Fraise Avant-garde é o longo título de um quadro do pintor português Amadeo de Souza-Cardoso. Parto da Viola (abrevio desta forma) foi pintado em Manhufe (terra natal de Amadeo no norte de Portugal) no período em que eclodia a revista Orpheu, em Lisboa. Apesar da frequente inclusão do pintor na história da revista (em grande parte devedora da narrativa de Almada Negreiros), ainda poucos estudos expandiram a relação entre as obras de Amadeo de Souza-Cardoso e no enquadramento artístico de Orpheu. O movimento sensacionista, criado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, potencia várias abordagens aos contributos literários e plásticos. Neste artigo, centrar-me-ei na sensação e na sinestesia, uma das vertentes do sensacionismo. Após a contextualização artística e interdisciplinar de Orpheu, revela-se o resultado de uma investigação no espólio de Amadeo de Souza-Cardoso que pode reforçar o lugar de Amadeo na história da revista modernista.