PAROIKIAS CRISTÃS E A NEGAÇÃO DA POLIS: BIOPOLÍTICA E PASTORADO CRISTÃO

Revista Internacional Interdisciplinar Interthesis

Endereço:
PPGICH - CFH - Campus Universitário Trindade
Florianópolis / SC
Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis
Telefone: 48 3721-9405
ISSN: 18071384
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 30/06/2004
Periodicidade: Semestral

PAROIKIAS CRISTÃS E A NEGAÇÃO DA POLIS: BIOPOLÍTICA E PASTORADO CRISTÃO

Ano: 2011 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: João Roberto Barros II, Fabián Javier Ludueña Romandini
Autor Correspondente: João Roberto Barros II | [email protected]

Palavras-chave: Epimeleia heautou, Paroikias, Biopolítica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo de nosso trabalho é expor o ponto final da argumentação de Foucault acerca do cuidado de si cristão (epimeleia ton allon), demonstrando que a epimeleia ton allon cristã está intimamente ligada à modalidade de governo das almas e dos corpos que Foucault denomina de pastorado cristão. Queremos mostrar como a recusa de Foucault em aceitar uma autêntica epimeleia heautou cristã, resultou no inevitável vínculo desta com o nascimento da biopolítica moderna. Nossa argumentação vai no sentido de mostrar que era inevitável, para Foucault, fazer tais considerações e chegar a esta conclusão, unindo em uma cadeia causal epimeleia ton allon cristã, governo pastoral e biopolítica moderna. No decorrer de nosso percurso, utilizaremos os argumentos de Agamben, expostos principalmente em sua obra El reino y la gloria, na qual ele trata do entrecruzamento de dois paradigmas: a teologia política e a economia política. O ponto final de nossa argumentação é que a recusa do oikos como locus da prática da epimeleia heautou ocasionaria de forma inevitável a intensificação da epimeleia ton allon cristã através do paradigma da oikonomia, resultando que o Cristianismo não teria contribuído de outra forma para a prática do cuidado de si, a não ser intensificando e ressignificando práticas no sentido de operar uma verdadeira hermenêutica dos desejos, já que a partir de dita hermenêutica seria possível levar a cabo o governo total da vida dos indivíduos.



Resumo Inglês:

The objective of our work is to expose the final topic of Foucault’s argumentation concerning the Christian self-care (epimeleia ton allon), showing that the Christian epimeleia ton allon is closely connected to the government modality of the souls and bodies that Foucault names Christian pastorate. We want to show how Foucault’s refusal in accepting an authentic Christian epimeleia heautou gave place to the inevitable bond between it and the birth of modern biopolitics. Our argumentation aims at showing that it was inevitable, for Foucault, to make such considerations and reach this conclusion putting together, in a causal chain, Christian epimeleia ton allon, pastoral government and modern biopolitics. For such purpose, we will use Agamben’s arguments, exposed mostly in his work El reino y la Gloria, in which he discusses the intercrossing of two paradigms: political theology and political economy. The final topic of our argumentation is that the rejection of the oikos as locus for the practice of epimeleia heautou would inevitably cause the intensification of Christian epimeleia ton allon through the paradigms of oikonomia, resulting that Christianity would not have otherwise contributed to the practice of the self-care, if not by intensifying and re-signifying practices with the objective of operating a true hermeneutic of the desires, once from such hermeneutic it would be possible to go through with the total command of the lives of the individuals.



Resumo Espanhol:

El objetivo de nuestro trabajo está en exponer el punto final de la argumentación de Foucault acerca del cuidado de sí cristiano (epimeleia ton allon), demostrando que la epimeleia ton allon cristiana está muy relacionada a la modalidad de gobierno de las almas y de los cuerpos que Foucault denomina de pastorado cristiano. Intentaremos demostrar como la recusa de Foucault en aceptar una auténtica epimeleia heautou cristiana resulta en un inevitable vínculo de esta con el nacimiento de la biopolítica moderna. Estamos dispuestos a evidenciar que era inevitable, para Foucault, hacer dichas consideraciones y llegar a esta conclusión, uniendo en una misma línea epimeleia ton allon cristiana, gobierno pastoral y biopolítica moderna. En el transcurso de nuestro texto, utilizaremos los argumentos de Agamben, expuestos principalmente en su obra El reino y la gloria, en la cual él trata del cruce de dos paradigmas: teología política y economía política. El punto final de nuestra argumentación es que la recusa del oikos como locus de la práctica de la epimeleia heautou resultaría, de manera inevitable, la intensificación de la epimeleia ton allon cristiana a través del paradigma de la oikonomia, resultando que el Cristianismo no habría contribuido de otra forma a la práctica del cuidado de si que no fuese intensificando y resignificando prácticas en el sentido de operar una verdadera hermenéutica de los deseos, puesto que desde dicha hermenéutica, se haría posible llevar a cabo el gobierno total de la vida de los individuos.