Para uma estética da errância: o corpo, a dança e a arte

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Editor Chefe: Atilio Butturi Junior
Início Publicação: 31/12/1997
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Linguística

Para uma estética da errância: o corpo, a dança e a arte

Ano: 2017 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: João Flávio de Almeida, Dantielli Assumpção Garcia
Autor Correspondente: J. F. de Almeida | [email protected]

Palavras-chave: Pêcheux, Estética da arte, Estética da errância, Dança

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem por objetivo investigar alguns questionamentos do campo da Estética da Arte no interior da Teoria da Linguagem de Michel Pêcheux, propondo, assim, uma Estética Pecheutiana. Buscaremos em seus textos por referências diretas e indiretas que permitam lançarmos as bases para uma nova estética, provisoriamente chamada de Estética da Errância, procurando por fundamentos que permitam algum esboço da arte no seu sentido mais amplo. Na intenção de vermos o funcionamento da Estética da Errância, tomaremos como ponto de discussão a dança e as possíveis linguagens produzidas por esse corpo em texto: se sentidos em deslocamento ou sentidos em suspensão, logo, errantes.



Resumo Inglês:

This article aims to investigate some art Aesthetic issues within the theory Pêcheux language. We seek in their texts by direct and indirect references that allow us to lay the foundation for a new aesthetic, provisionally called Wanderings Aesthetics, looking for foundations that allow art sketch in its broadest sense. In order to see the operation of the Aesthetics of Wandering, we will take the dance and the possible languages produced by this text as a discussion point: it is way scrolling, or senses suspended, wandering.



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene como objetivo investigar algunas preguntas sobre el campo de la Estética del Arte desde la teoría del lenguaje de Michel Pêcheux, proponiendo así una estética Pechetiana. Buscamos en sus textos por referencias directas e indirectas que permitan sentar las bases de una nueva estética, denominada, provisionalmente, como Estética de la Errância, en busca de bases que permiten algún esbozo del arte en su sentido más amplio. Con el fin de ver el funcionamiento de la Estética de la Errância, tomaremos como punto de discusión la danza y los posibles lenguajes producidos por este cuerpo en texto: si sentidos deslizantes o sentidos suspendidos, errantes.