Para o princípio do ‘cuidado de si’ na práxis musical do pesquisador: a filosofia de uma metodologia

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Para o princípio do ‘cuidado de si’ na práxis musical do pesquisador: a filosofia de uma metodologia

Ano: 2012 | Volume: 7 | Número: 9
Autores: Daniel Vieira
Autor Correspondente: Daniel Vieira | [email protected]

Palavras-chave: cuidado de si; processos de subjetivação, práxis musical, pesquisa em música, filosofia da performance

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho apresenta o princípio filosófico do ‘cuidado de si’ integrado à condição humana própria da natureza do ato de performance como ato estético. O ‘cuidado de si’, como caracterizado por Foucault (2010), é um modo de encarar a vida, numa atitude para consigo a partir da conversão do olhar do outro sobre si. O autor vale-se da metodologia inerente a este princípio filosófico aplicando-o à prática musical e esse olhar permite sua projeção para a prática de pesquisa em Práticas Interpretativas. Enfim, uma série de procedimentos metodológicos, quer para a prática musical, como para a prática de pesquisa, são sugeridos, de modo a permitir uma valorização da práxis profissional musical do próprio pesquisador.



Resumo Inglês:

This paper presents the philosophical principle of self-care integrated into the condition of human nature as an aesthetic action. ‘Self-care’, as characterized by Foucault (2010), is a way of looking at life, an attitude towards yourself from the conversion of someone else ́s look of yourself. The author uses the methodology inherent in this philosophical principle by applying it to musical practice and this look allows its projection for research in musical performance. Finally, a series of methodological procedures, both for the practice of music, as well as for research practice, are suggested in order to allow for a valorization of the researcher ́s .professional musical practice.