Para além das fronteiras discursivas: uma análise desconstrutora de Iracema, uma Transa Amazônica (1974)

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ISSN: 2237-9126
Editor Chefe: Richard Gonçalves André
Início Publicação: 28/07/2020
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

Para além das fronteiras discursivas: uma análise desconstrutora de Iracema, uma Transa Amazônica (1974)

Ano: 2019 | Volume: 13 | Número: 24
Autores: Maria Elisa de Carvalho Sonda
Autor Correspondente: Maria Elisa de Carvalho Sonda | [email protected]

Palavras-chave: Ditadura Militar; Cinema Brasileiro; Transamazônica; Cinemaverdade; Jacques Derrida.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

: Iracema, uma transa amazônica é uma ficção-documental que busca retratar as consequências sociais e ambientais do período de crescimento acelerado e modernização que marcou o início da década de 1970 no Brasil. A narrativa é construída por meio de aspectos de linguagem fílmica do cinema verdade, em que a câmera na mão e as cenas não ficcionais intencionam reproduzir um efeito do real para denunciar a exploração predatória na Amazônia com a construção da rodovia Transamazônica. A problematização que este artigo busca levantar parte da compreensão de pesquisadores sobre a história e a teoria de filmes documentários que consideram as produções cinematográficas com caráter de denúncia como uma produção também exploratória - sendo que o tema desses cineastas é, também, a desgraça da vida de seus objetos -, e de alguns conceitos do filósofo Jacques Derrida para melhor fundamentar uma desconstrução do maniqueísmo que coloca a resistência intelectual e artística como heroica na denúncia das barbáries cometidas pelos militares.



Resumo Inglês:

Iracema, uma transa amazônica is a fiction-documentary that depicts the consequences of the social and environmental changes in Brazil during the 70’s, a period of fast-paced growth and modernization. The narrative is built using the aspects of cinéma-vérité genre (truthful cinema), where the acknowledged camera and non-fictional scenes intend to reproduce a real effect in order to call attention to the predatory exploitation in Amazon during the construction of Trans-Amazonian highway. The problem statement of this article comes from the understanding of some history and documentary movies researchers, that consider denunciation cinematographic productions as exploratory productions as well – the theme of such movie-markers are the misfortune of their objects. Concepts of the philosopher Jacques Derrida were used to fundament a deconstruction of the Manichaeism that elevates as heroic the intellectual and artistic resistance that denounced the brutalities of the military government.