Palavras praticadas, pés na lama: Hijikata Tatsumi e Jacques Lacan

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Palavras praticadas, pés na lama: Hijikata Tatsumi e Jacques Lacan

Ano: 2023 | Volume: 3 | Número: 48
Autores: Thereza De Felice, Marcus André Vieira
Autor Correspondente: Thereza De Felice | [email protected]

Palavras-chave: Hijikata Tatsumi, Jacques Lacan, escrita, gozo, corpo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo propõe uma analogia entre a dança, os gestos e a escrita de Hijikata Tatsumi – artista japonês, criador do butô entre os anos 1950 e 1980 – e a escrita tal como abordada pelo psicanalista francês Jacques Lacan, especialmente a partir de sua noção de gozo, atrelada a uma abordagem específica da noção de corpo. Para tal, debruçamo-nos sobretudo no modo como Hijikata criou o butô, bem como em seu sistema de notação, chamado buto-fu, aproximando-o da teoria psicanalítica, notadamente daquilo que Lacan abordou, com a caligrafia japonesa, como o que chamamos de escrita de gozo. Tratamos, neste artigo, dos conceitos envolvidos, lançando mão de metáforas e ilustrações lacanianas, como a do litoral, tomando Hijikata como guia e âncora prática para a teoria que se configurou como objeto da pesquisa.



Resumo Inglês:

This article proposes an analogy between the dance, gestures and writing of Hijikata Tatsumi – Japanese artist, creator of butoh between the 1950s and 1980s – and writing as approached by the French psychoanalyst Jacques Lacan, especially his notion of jouissance, linked to a specific approach of the notion of the body. To this end, we focused mainly on the way Hijikata created butoh, as well as on his notation system, called buto-fu, bringing him closer to psychoanalytic theory, notably to what Lacan approached, with Japanese calligraphy, as what we call jouissance writing. In this article, we deal with the concepts involved, making use of Lacanian metaphors and illustrations, such as the litoral, taking Hijikata as the guide and practical anchor for the theory that was configured as the object of the research.



Resumo Espanhol:

Este artículo propone una analogía entre la danza, la gestualidad y la escritura de Hijikata Tatsumi – artista japonés creador del butoh entre las décadas de 1950 y 1980 – y la escritura abordada por el psicoanalista francés Jacques Lacan, especialmente desde su noción de goce, atraída por un abordaje específico de la noción de cuerpo. Así, nos centramos principalmente en cómo Hijikata creó el butoh, así como en su sistema de notación, denominado buto-fu, acercándolo a la teoría psicoanalítica, en particular a lo que Lacan abordó, con la caligrafía japonesa, como lo que llamamos escritura de goce. En este artículo abordamos los conceptos relativos, haciendo uso de metáforas e ilustraciones lacanianas, respecto a el litoral, tomando a Hijikata como guía y ancla práctica para la teoría que se configuró como objeto de la investigación.