A paixão segundo G.H.: autor e leitor na alegria difícil da alteridade

Odisseia

Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova
Natal / RN
59078-970
Site: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/index
Telefone: (84) 3342-2220
ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

A paixão segundo G.H.: autor e leitor na alegria difícil da alteridade

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Aslan B. Silva, Samuel A. O. Lima
Autor Correspondente: Aslan B. Silva | [email protected]

Palavras-chave: Clarice Lispector, A paixão segundo G.H., alteridade, autor, leitor.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo propõe uma leitura do romance A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector, publicado em 1964. Trata-se, aqui, de uma leitura sobre alteridade, estabelecida pela relação autor-leitor e pela junção da literatura com o pensamento filosófico. Para tanto, buscaremos aporte na teoria existencialista de Jean-Paul Sartre, com sua obra O ser e o nada – ensa io de ontologia fenomenológica (2015b), e nas ideias sobre a questão do autor e do leitor, como elementos literários participantes do processo de escritura do texto literário, desenvolvidas por Antoine Compagnon em O demônio da teoria (2010). Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Literatura Comparada.



Resumo Inglês:

This article proposes a reading of Clarice Lispector’s novel A paixão segundo G.H., published in 1964. This article is about a reading on otherness, established by the author-reader relationship and the combination of literature and philosophical thought. For this purpose, we shall seek the contributions from Jean-Paul Sartre’s existentialist theory, through his work O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica (2015b), and the ideas about the question of the author and the reader as participating literary elements of the process of writing the literary text, which were developed by Antoine Compagnon in his book O demônio da teoria(2010). This work is the result of a Master’s research in Comparative Literature.