Pós-Deus Cristianismo e hermenêutica no pensamento de Gianni Vattimo

Pesquisas em Teologia

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ISSN: 2595-9409
Editor Chefe: Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes
Início Publicação: 05/12/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

Pós-Deus Cristianismo e hermenêutica no pensamento de Gianni Vattimo

Ano: 2021 | Volume: 4 | Número: 8
Autores: Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, Felipe de Queiroz Souto
Autor Correspondente: P. S. L. Gonçalves | [email protected]

Palavras-chave: Pós-modernidade, Caritas, Deus, Cristianismo não religioso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetivamos neste artigo apresentar Deus conforme a designação da hermenêutica niilista de Gianni Vattimo, para superar o Deus da “metafísica objetivista” e designar um movimento de amizade de Deus com a humanidade, presente na convivência fraterna entre os seres humanos. Esse objetivo se justifica no fato de o filósofo italiano propiciar o pensar sobre Deus na pós-modernidade a partir da sentença nietzscheniana da “morte de Deus” e do projeto heideggeriano de “superação da metafísica”, trazendo à tona uma concepção de um Deus cristão que emerge da experiência histórica da presença caritativa ou amorosa de Deus na história humana. Para atingir esse objetivo, tomamos algumas obras do mencionado filósofo italiano e apresentamos os conceitos de pensiero debole e de pós-modernidade, expomos a “Idade do Espírito” como uma idade da liberdade, em que o cristianismo se liberta das amarras arbitrárias, dogmatistas e moralistas para ser um cristianismo concentrado na caritas, movimentando-se em torno dela. Em seguida, descrevemos analiticamente o “Deus ornamento”, de vertente estética e teor poético, que busca explicitar a sua elevação desde a elevação do humanum.



Resumo Inglês:

We  aim  in  this  article  to  present  God  according  to  the  designation  of Gianni Vattimo’s nihilist hermeneutics, to overcome the God of “objectivist metaphysics” and o designate a movement of God’s friendship with humanity, present in fraternal co existence among human beings. This objective is justified by the fact that the Italian philosopher proposes to think God in postmodernity from the Nietzschenian sentence of the “death of God” and the Heideggerian project of “overcoming metaphysics”, bringi ng to  light  a  conception  of  a Christian God that emerges from the historical experience of God’s charitable or loving presence in human history. To achieve this goal we take some orks of the aforementioned Italian philosopher and present the concepts of pensiero debole and postmodernity, we expose the “Age of the Spirit” as an age of freedom, in which  Christianity frees itself from the  arbitrary ties, dogmatists and  moralists  to  be  a  Christianity  concentrated  on caritas,  moving  and.. moving  around  her.  Then, to escribe analytically the “God ornament”, of aesthetic aspect and poetic content, which eeks to explain its elevation since the elevation of the humanum.