"Otelo" de Shakespeare além das fronteiras da página: uma análise de duas produções fílmicas

Anuário De Literatura

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ISSN: 21757917
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 30/11/1993
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

"Otelo" de Shakespeare além das fronteiras da página: uma análise de duas produções fílmicas

Ano: 2015 | Volume: 20 | Número: 2
Autores: Camila Paula Camilotti
Autor Correspondente: Anuário De Literatura | [email protected]

Palavras-chave: otelo, shakespeare, othello, welles, othello, parker, concepção

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Resumo Português:

O objetivo deste artigo é observar e analisar duas produções fílmicas da obra Otelo, de William Shakespeare. A primeira, intitulada Othello, foi dirigida, produzida e estrelada por Orson Welles em 1952, e a segunda, também intitulada Othello, foi dirigida por Oliver Parker, em 1995. O interesse principal do estudo dessas produções é observar - à luz dos princípios de adaptação teatral de Jay Halio (2000), Patrice Pavis (1992), e Allan Dessen (2002) - como cada diretor construiu em suas produções fílmicas o momento da sedução que acontece na Cena III, Ato III, do texto shakespeariano. A análise aponta que duas concepções diferentes, separadas no tempo e no espaço, são capazes de fazer com que a atemporalidade de Shakespeare transcenda e mostra aos espectadores modernos que a capacidade artística humana é capaz de atravessar fronteiras inimagináveis de criatividade e transformar uma grande obra literária em um exímio espetáculo (fílmico ou teatral).