Os usos de gravuras europeias como modelos pelos pintores coloniais: três pinturas mineiras baseadas em uma gravura portuguesa que representa a Anunciação

Temporalidades

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ISSN: 1984-6150
Editor Chefe: Magno Moraes Mello
Início Publicação: 28/02/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

Os usos de gravuras europeias como modelos pelos pintores coloniais: três pinturas mineiras baseadas em uma gravura portuguesa que representa a Anunciação

Ano: 2011 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Camila Fernanda Guimarães Santiago
Autor Correspondente: Camila Fernanda Guimarães Santiago | [email protected]

Palavras-chave: gravura, pintura, modelos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo objetiva refletir sobre a adoção de gravuras europeias como modelos pelos pintores que atuaram em Minas Gerais durante os séculos XVIII e XIX. A análise concentra-se em três pinturas mineiras baseadas na gravura portuguesa que representa a Anunciação que ilustra os Missais editados pela Impressão Régia. As seguintes pinturas serão analisadas: o forro do nártex da Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Santa Rita Durão, um dos quadros do forro em caixotões da nave da Capela de São José, em Itapanhoacanga e um painel presente na Capela da Santíssima Trindade, em Tiradentes.



Resumo Inglês:

This paper aims to discuss the adoption of European engravings as models by painters that worked in Minas Gerais during the 18th and 19th Centuries. The analysis focuses on three paintings made in Minas Gerais that are based on the Portuguese engraving of Annunciation that was printed on Missals edited by Impressão Régia (Royal Press). The following paintings will be analyzed: the narthex ceiling of the Nossa Senhora do Rosário Chapel, in Santa Rita Durão, one of the ceiling’s paintings of São José Chapel, in Itapanhoacanga and a panel painting of the Santíssima Trindade Chapel, in Tiradentes.