Os três "nãos" de Kardec e o zelo pela Doutrina Espírita


Os três "nãos" de Kardec e o zelo pela Doutrina Espírita

Ano: 2020 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Alexandre Fontes da Fonseca
Autor Correspondente: Alexandre Fontes da Fonseca | [email protected]

Palavras-chave: Três "Nãos" de Kardec, Coerência Doutrinária, Pureza Doutrinária, Zelo Pela Doutrina Espírita, Zelo Pelos Espíritas, Allan Kardec

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O verbo “zelar” tem vários significados, dentre eles, "vigiar", "tomar conta", "velar", "proteger", etc. Quando se pensa no zelo pela doutrina espírita, percebe-se dois extremos de opinião: i) a de negar prontamente tudo o que está fora dos textos das obras fundamentais de Kardec; ii) e a de considerar que a doutrina espírita não precisa de defesa, cuidado ou vigilância. A primeira, embora prudente até certo ponto, é incondizente com o caráter progressivo da doutrina espírita. A segunda, embora aberta ao progresso, pode abrir brechas para conceitos e práticas incoerentes com a doutrina espírita e que desviam as pessoas dos seus objetivos. Neste artigo, apresentamos e discutimos a respeito de três exemplos de zelo pela doutrina espírita demonstrados por Kardec, através de "nãos" que ele deu a três propostas ou ideias. Embora sérias, inovadoras e muito bem apresentadas, essas propostas foram rejeitadas por Kardec por serem incoerentes com a ciência, com a moral e/ou com a própria doutrina espírita. Cumpre destacar que essas propostas ou ideias continham conceitos cujas nuances de interpretação não eram triviais, o que faz ressaltar a atenção e o cuidado por parte de Kardec. Por isso, elas não pareciam ser estranhas à doutrina espírita ou, ainda, as suas recomendações de andar de par com o progresso. Por terem partido, cada proposta, de personalidades importantes, respeitadas, e que poderiam ser consideradas como verdadeiras autoridades nos respectivos assuntos, esses "nãos" de Kardec exemplificam a prioridade que devemos dar antes ao conteúdo das ideias do que aos seus autores. Os "nãos" de Kardec exemplificam o sentimento de caridade que se deve ter na forma de expressar discordâncias, com destaque para o respeito ao direito de livre pensamento. Por tudo isso, concluímos que o zelo de Kardec para com a doutrina espírita é, na verdade, um zelo conosco pois, como dedicado educador, revela o respeito, o cuidado e a responsabilidade que ele tinha para com as futuras gerações de adeptos do Espiritismo.



Resumo Inglês:

The phrasal verb "to watch over" has several meanings, among them, "watch", "take care", "protect", etc. When thinking about the zeal for the spiritist doctrine, two extremes of opinion are noticed: i) that of promptly denying everything that is outside the texts of the fundamental books of Kardec; ii) and to consider that the spiritist doctrine does not need defense, care or vigilance. The first opinion, although prudent to a certain extent, is inconsistent with the progressive character of the spiritist doctrine. The second one, although open to progress, allows for the insertion of concepts and practices within the spiritist centers, that are inconsistent with the spiritist doctrine and that deviate people from its main goals. In this paper, we present three examples of zeal for the spiritist doctrine demonstrated by Kardec, through "noes" that he gave to three proposals or ideas. Although serious, innovative and very well presented, these proposals were rejected by Kardec for being inconsistent with science, with morals and/or with the spiritist doctrine itself. It should be noted that these proposals or ideas are based on concepts whose nuances of interpretation were not trivial, which highlights the attention and care on the part of Kardec. For this reason, at first sight, these proposals did not seem to be strange to the spiritist doctrine or, even, to its recommendations to keep up with progress. As each proposal started from important, respected personalities, who could be considered as true authorities in their respective subjects, these Kardec's "noes" exemplify the priority that should be given to the content of ideas rather than to their authors. Kardec's "noes" exemplify the charity feeling that one should have in the way of expressing disagreements, with emphasis on the respect for the freedom of thought. For all these reasons, we conclude that Kardec's zeal for the spiritist doctrine is, in fact, a zeal for us because, as a dedicated educator, he demonstrates the high level of respect, care and responsibility he had towards future generations of followers of Spiritism.