OS SIGNIFICADOS DO TURISMO COMUNITÁRIO INDÍGENA SOB A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TUPÉ (AM)

Cultur

Endereço:
Campus Soane Nazaré de Andrade km 16 Rodovia Ilhéus-Itabuna
/ BA
0
Site: http://www.uesc.br/revistas/culturaeturismo/
Telefone: (73)36805043
ISSN: 19825838
Editor Chefe: Marco Aurélio Ávila
Início Publicação: 30/09/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Turismo

OS SIGNIFICADOS DO TURISMO COMUNITÁRIO INDÍGENA SOB A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TUPÉ (AM)

Ano: 2011 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Rafael Angelo Fortunato, Lucas Siqueira Silva
Autor Correspondente: Rafael Angelo Fortunato | [email protected]

Palavras-chave: Turismo, populações originárias, desenvolvimento local.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem por finalidade analisar o conceito de desenvolvimento local e sua relação com o turismo. Para isso, apresenta-se um estudo de caso da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, localizada no estado do Amazonas. Para realização da pesquisa, acompanhou-se, durante nove dias, o contato entre turistas e população local; levando à produção de entrevistas semiestruturadas que abordam a organização da comunidade em relação ao turismo e às experiências dos visitantes. Desta forma, o trabalho está dividido em quatro partes. Na primeira, descrevem-se as especificidades da Reserva e, consequentemente, como o Turismo é organizado pela população local. Na segunda, trabalha-se o conceito de autenticidade no Turismo. Já na terceira, discute-se o turismo comunitário indígena e suas ligações com o desenvolvimento local. Na última parte, com as informações obtidas em campo, elencam-se unidades de significado, as quais traduzem as principais características da atividade turística na Reserva do Tupé.