Os projetos culturais e seu significado social

Revista Galáxia

Endereço:
Rua Ministro Godoi,969, 4º andar, sala 4A8
/ SP
0
Site: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/
Telefone: (11) 3670- 8146
ISSN: 1519311X
Editor Chefe: José Luiz Aidar Prado
Início Publicação: 31/05/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Os projetos culturais e seu significado social

Ano: 2014 | Volume: 0 | Número: 27
Autores: SOVIK, Liv
Autor Correspondente: SOVIK, Liv | [email protected]

Palavras-chave: projetos culturais, método de pesquisa, Stuart Hall

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Resumo: Projetos culturais, de arte-educação ou socioeducativos, cujos públicos-alvo são a juventude pobre e negra vêm ocupando cada vez mais espaço na mídia e no imaginário social. Objetos de entusiasmo na mídia por pregar a paz social, são criticados em círculos menores, considerados mais politizados. Apresenta-se primeiro, neste trabalho, uma análise que procura driblar essa polarização e, mesmo assim, descrevê-los de maneira crítica. Por considerar essa análise ainda bastante superficial, nos voltamos para o trabalho de Stuart Hall, autor de obras importantes sobre questões parecidas de juventude, imaginário e violência na cultura britânica, em busca de um método “mais científico” de investigação. São apresentadas então considerações sobre o método de Hall, que ele conceitua a partir de uma leitura de um texto de Marx, e a partir desse método são levantadas questões analíticas mais incisivas sobre o significado social dos projetos no atual momento.



Resumo Inglês:

Abstract: Cultural, art education and socio-educational projects, whose target audiences are poor Black youth, increasingly attract attention in the media and social imaginary in Brazil. The media is enthusiastic about them because they preach social peace, while they are criticised in smaller, more politicised circles. This article presents an analytic description of the projects as a social phenomenon in a way that tries to avoid this polarization while maintaining a critical eye. Because this initial analysis seems rather superficial, we turn to the work of Stuart Hall, who wrote on similar issues of youth, imaginaries and violence in British culture. The article then presents considerations on Stuart Hall’s investigative method, which he adapts from Marx, and uses it to raise more incisive questions about the projects’ social significance at this time.