Os mutantes: tragédia e emancipação humana — entre a Literatura e a História

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Os mutantes: tragédia e emancipação humana — entre a Literatura e a História

Ano: 2010 | Volume: 12 | Número: 21
Autores: Laura de Oliveira
Autor Correspondente: Laura de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: história, literatura, tragédia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo analisar
a tragédia como um elemento estético e
ético da cultura ocidental no século XX.
Para tanto, toma como referência Os
mutantes, escrita pelo inglês John Wyndham,
em 1955, e publicada no Brasil
pelas Edições GRD, em 1961. Parte-se
pressuposto de que tal livro, pertencente
ao gênero fi cção científi ca, seja
um importante ponto de partida para
pensar de que modo os componentes
da técnica, da eugenia e da monstruosidade
conformaram uma nova concepção
de tragédia, sintonizada com
as transformações contemporâneas.
No interior dessa visão, a catarse — e
a conseqüente emancipação humana —
só é possível por meio da emergência
de uma sociedade que articule técnica
e comunicação intersubjetiva com
vistas à sedimentação de um projeto
humanista.



Resumo Inglês:

This article has as objective to study the
tragedy as an aesthetic and a ethical element
of the occidental culture in the past
century. For it, will be overcome as reference
“The mutants”, writt en by the English
John Wyndham, in 1955, and published
in Brazil by Edições GRD, in 1961. Such
workmanship, pertaining to the sort scientifi
c fi ction, is conceived to be an important
starting point to think in which way the
components of the technique, the eugenism
and the monstrosity had conformed a new
conception of tragedy, syntonized with the
contemporary transformations. Within this
view, the catarsis — and the consequent
human being emancipation — is only
possible by means of the emergence of a
society that articulates technique and human
communication to the sedimentation
of a humanist project.