OS JOGOS ELETRÔNICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Revista 2023 (Maio)

Endereço:
Rua João Burjakian, 203 - Lauzane Paulista
São Paulo / SP
02442-150
Site: http://www.revistaterritorios.com.br
Telefone: (11) 9952-1344
ISSN: 2596-3309
Editor Chefe: Profª Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 31/05/2023
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Educação

OS JOGOS ELETRÔNICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Ano: 2023 | Volume: 5 | Número: 5
Autores: SIMONE APARECIDA ALVES
Autor Correspondente: SIMONE APARECIDA ALVES | [email protected]

Palavras-chave: Jogos; Tecnologia; Geração; Educação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A tecnologia faz parte do dia a dia de muitas pessoas, tarefas corriqueiras já podem ser realizadas 
com auxílio de um aplicativo de celular, também é possível resolver tarefas mais complexas e que 
antes tomariam muito tempo. A atual geração de crianças que cursam a educação base cresceu 
inserida no mundo digitalizado e, diante desta realidade, elas buscam resolver quaisquer dificuldades 
apoiadas em tecnologia com ajuda dos aplicativos, sites de busca ou, até mesmo, em redes sociais. 
Nesse sentido, há alguns anos, os computadores já passaram a fazer parte da sala de aula, também 
já superamos o momento de incertezas e inseguranças dos profissionais da educação com relação 
ao uso da tecnologia como material pedagógico. Entretanto, mesmo com tantos avanços e pesquisas 
sobre o tema, alguns recursos, e entre eles os jogos eletrônicos, ainda enfrentam grande resistência, 
principalmente aqueles que não possuem relação direta com os conteúdos curriculares e didáticos. 
Este artigo propõe o estudo das características destes jogos na abordagem de suas possíveis 
contribuições para o desenvolvimento da criança, logo também entendemos e apontamos que o 
uso destes recursos oferece muitas dificuldades como também exige uma análise cautelosa, além 
de um projeto bem elaborado.