Os festejos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário em Belo Horizonte/MG

Horizonte

Endereço:
Av. Dom José Gaspar, 500 – Prédio 04,
Belo Horizonte / MG
Site: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte
Telefone: (31) 3319-4633
ISSN: 21755841
Editor Chefe: Antonio Geraldo Cantarela/Rodrigo Coppe Caldeira
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Teologia

Os festejos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário em Belo Horizonte/MG

Ano: 2011 | Volume: 9 | Número: 20
Autores: Vânia de Fátima Noronha Alves
Autor Correspondente: Vânia de Fátima Noronha Alves | [email protected]

Palavras-chave: Práticas educativas, imaginário, mito, arquétipo da Grande-Mãe, Congado, Nossa Senhora do Rosário, festa.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo partiu da premissa que toda prática social é uma prática simbólica, portanto,
educativa. Teve como foco de análise o Reinado de Nossa Senhora do Rosário (também
conhecido como Congado), manifestação católica, típica dos negros, popular e importante
em nosso Estado, tanto no interior quanto na capital, que aqui privilegia alguns grupos da
cidade de Belo Horizonte. Esta manifestação se funda em uma narrativa mítica em torno da
Santa de mesmo nome e constitui o imaginário de seus devotos. Dito de outro modo, por
meio da narrativa, os devotos de Nossa Senhora do Rosário (os Filhos do rosário) definem
não só a sua crença como todo seu modus vivendi. Estamos diante de uma prática social
educativa (abusando da redundância). O estudo teve como perguntas mobilizadoras: que
imagens estão presentes no mito de Nossa Senhora do Rosário? Como essas imagens
constituem o modus vivendi de todos aqueles que seguem o rosário de Maria? Que
significantes elas concretizam no imaginário de seus devotos? Como se dão os processos
educativos na construção desse imaginário? Seu principal objetivo foi analisar as imagens
míticas do Reinado, investigando as modulações entre o imaginário, o mito, a festa e as
práticas educativas que lhes são intrínsecas. Para isso, elegeu como base epistemológica o
paradigma da complexidade, e dentro dele, as teorias da antropologia do imaginário, da
psicologia profunda e da festa. Os principais autores que alicerçaram este estudo foram
Edgar Morin, Joseph Campbell, Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Jean Duvignaud, Erich Neumann e Edward Whitmont. Este referencial teórico permitiu analisar o arquétipo da
Grande-Mãe e seu desdobramento na vida dos congadeiros. Assim, os objetivos propostos
para o estudo foram alcançados. Espera-se que os resultados encontrados possam contribuir
para com os conhecimentos sobre as comunidades afrodescendentes, ampliando a nossa
compreensão da sociedade, de educação e de nós mesmos.



Resumo Inglês:

This study has assumed that all social practice is symbolic, therefore, an educational
practice. Its focus of analysis is Nossa Senhora do Rosário’s reign (Our Lady Rosario’s
reign) – also known as “Congado” (folk and religious dance), in Belo Horizonte/MG – that
is a demonstration that privilege some groups of people in this city. This demonstration is
typical of Afro-Brazilian people and it is very popular and important in the State of Minas
Gerais, not only in the capital as well in other cities of the State. Its origin is based on the
mythical narrative concerning the Saint Rosario and represents the conception of the Saint’s
devout. It means that Nossa Senhora do Rosário’s devout (the sons of rosary) define not
only their beliefs as well their modus vivendi through that narrative. This study calls in
questions some considerations such as: Which images are present in the myth of Nossa
Senhora do Rosário? How do these images consist the modus vivendi for all those people
who follow Maria’s rosary? How do these images become real or concrete in the devout’s
minds? How do the educational processes happen in the construction of this conception?
Then, this study mainly aims to analyze the mythical images of that reign, investigating the
modulations occurred in the conception, the myth and the celebration related to their
educational processes. For that, the paradigm of complexity was chosen as an
epistemological basis and inside it, the theories involving imaginary anthropology,
profound psychology and the celebration. Besides, this study was based on preliminary
studies of several authors, such as: Edgar Morin, Joseph Campbell, Gaston Bachelard,
Gilbert Durand, Jean Duvignaud, Eerich Neumann and Edward Whitmong. These
theoretical references allowed to analyze the archetype of Grande-Mãe (Our Great Lady) and its influence in the “congadeiros” (conga dancers)’ life. Then, the proposed objectives
for this study were successful. The found results are expected to contribute to the
knowledge about afro-descendant communities, enlarging our comprehension about society
and education and even about ourselves.