Os deslocamentos do patrimônio, a heterotopia do Beijo Eterno

PatryTer

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ISSN: 2595-0169
Editor Chefe: Everaldo Costa
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Geografia

Os deslocamentos do patrimônio, a heterotopia do Beijo Eterno

Ano: 2022 | Volume: 5 | Número: 10
Autores: R. R. H. F. Valverde
Autor Correspondente: R. R. H. F. Valverde | [email protected]

Palavras-chave: Beijo Eterno, São Paulo, Heterotopia, Monumento, Espaço público

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O que acontece quando um monumento é deslocado? Este artigo investiga as polêmicas sobre a localização da escultura Beijo Eterno, de William Zadig. Criada por demanda da Liga Nacionalista de São Paulo como uma homenagem a Olavo Bilac, esta escultura era inspirada na sua poesia. Porém, entre 1922 e 1966, as esculturas do Monumento a Olavo Bilac foram reposicionadas na cidade: o Beijo Eterno foi colocado na Av. Paulista, nos bairros de Cambuci e Pinheiros, na Av. Nove de Julho e em depósitos públicos até finalmente ser instalado no Largo de São Francisco. O desconforto envolvia elementos políticos, morais e religiosos, tornando passível de uma análise pela noção de heterotopia de Foucault. As fontes deste artigo são os seguintes periódicos: Folha de São Paulo,O Estado de São Paulo e A Gazeta.



Resumo Inglês:

What happens when a monument is moved? This article investigates the controversies about the location of the sculpture Beijo Eterno, by William Zadig. Created on demand by the Liga Nacionalista de São Paulo as a tribute to Olavo Bilac, this sculpture was part of a monument inspired by his poetry. However, between 1922 and 1966, the sculptures of the Monument to Olavo Bilac were repositioned in the city: the Beijo Eterno was placed on Av. Paulista, in the neighborhoods of Cambuci and Pinheiros, on Av. Nove de Julho and in public warehouses until it was finally installed in the Largo de São Francisco. The discomfort involved political, moral and religious elements, making it subject to analysis by Foucault’s notion of heterotopia. The sources are the followingperiodicals: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo and A Gazeta.



Resumo Espanhol:

 

¿Qué sucede cuando se mueve un monumento? Este artículo investiga las controversias sobre la ubicación de la escultura Beijo Eterno, de William Zadig. Creada a pedido por la Liga Nacionalista de São Paulo como homenaje a Olavo Bilac, esta escultura fue inspirada en su poesía. Sin embargo, entre 1922 y 1966, las esculturas del Monumento a Olavo Bilac fueron reposicionadas en la ciudad: el Beijo Eterno fue colocado en Av. Paulista, en los barrios de Cambuci y Pinheiros, en Av. Nove de Julho y en almacenes públicos hasta su instalación definitiva en Largo de São Francisco. El malestar involucró elementos políticos, morales y religiosos, haciéndola sujeta a análisis por la noción de heterotopía de Foucault. Las fuentes de este artículo son las siguientes publicaciones periódicas: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo yA Gazeta.