Os desafios da performance na contemporaneidade a ciência e a tecnologia enquanto elementos do espaço performático

DATJournal

Endereço:
Avenida Roque Petroni Júnior - 630 - Jardim das Acácias
São Paulo / SP
04707-000
Site: https://datjournal.anhembi.br/dat
Telefone: (11) 5095-5634
ISSN: 2526-1789
Editor Chefe: Gilbertto Prado
Início Publicação: 11/10/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo

Os desafios da performance na contemporaneidade a ciência e a tecnologia enquanto elementos do espaço performático

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: F. C. A. Duarte
Autor Correspondente: F. C. A. Duarte | [email protected]

Palavras-chave: Performance, Tecnologia, Videoperformance, Video Mapping, Espaço Cênico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo elabora uma reflexão acerca dos desafios enfrentados no âmbito dos espetáculos performáticos que dialogam com a ciência e a tecnologia dentro do espaço cênico. Tais elementos podem estar presentes na composição cenográfica, serem aplicados em indumentárias e, em muitos espetáculos, poderão figurar como elemento narrativo essencial da obra. Este assunto está diretamente relacionado ao terceiro capítulo de nossa tese, intitulada A aplicação dos efeitos visuais em tempo real na construção narrativa de espetáculos com projeção (2017) e realizada com apoio da bolsa FAPESP sob o processo nº 2014/0296-0, o qual teve sua construção baseada principalmente no livro Digital Performance: A History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation (2007) de Steve Dixon, que nos conta a história de artistas que atuaram nesta temática desde o início do século XX. Adicionalmente, colhemos informações na obra de Cesar Ustarroz (2011), em entrevistas realizadas com artistas brasileiros e espanhóis e, ainda, em nossas experiências pessoais decorrentes da pesquisa de campo.



Resumo Inglês:

This article elaborates a reflection on the challenges faced in the scope of the performance spectacles that dialogue with science and technology within the scenic space. Such elements may be present in the scenographic composition, be applied in clothing and, in many spectacles, may appear as essential narrative element of the work. This subject is directly related to the third chapter of our doctoral thesis entitled The application of real-time visual effects in the construction of narrative of projecting in spectacles (2017) and carried out with the support of FAPESP scholarship under process nº 2014/0296-0, which was based mainly on Steve Dixon’s Digital Performance: A History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation (2007), which tells the story of artists who have been involved in this subject since the early 20th century. In addition, we collected information on the work of Cesar Ustarroz (2011), interviews with brazilian and spanish artists, and also on our personal experiences derived from field research.