ORATÓRIO FESTIVO “SÃO JOÃO BOSCO”: instituição para educar meninas órfãs e pobres em Aracaju (1914-1952)

Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe

Endereço:
Rua Itabaianinha, 41 - Centro
Aracaju / SE
Site: http://www.ihgse.org.br/revista.asp
Telefone: (79) 3214-8491
ISSN: 19817347
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 07/01/1913
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: História

ORATÓRIO FESTIVO “SÃO JOÃO BOSCO”: instituição para educar meninas órfãs e pobres em Aracaju (1914-1952)

Ano: 2011 | Volume: 1 | Número: 41
Autores: Nadja Santos Bonifácio
Autor Correspondente: N. S. Bonifácio | [email protected]

Palavras-chave: Educação Feminina; Infância Pobre; Educação Confessional

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo expor
considerações sobre as modalidades
formal e informal de ensino, partindo
de representações da formação educativa
oferecida no Oratório Festivo
“São João Bosco”, abordando ainda
as intenções da Igreja na primeira
metade do século XX, visando à educação
do indivíduo civilizado. Trata
de aspectos da infância pobre em Sergipe.
Para isso, empregou-se como
fundamento teórico-metodológico os
preceitos da História Cultural e como
categorias de análise os conceitos de
civilização de Norbert Elias; apropriação
de Roger Chartier; habitus e
campo religioso de Pierre Bourdieu
que permitiram trabalhar o conteúdo
das diversas fontes coletadas entre
documentos orais e escritos.



Resumo Inglês:

This article aims to expose the formal
considerations and informal
education, from representations
of the educational training offered
at the Oratório Festivo “São João
Bosco”, also addresses the intentions
of the Church in the first half of the
twentieth century, aiming to educate
the civilized individual. It deals with
aspects of poor childhood in Sergipe.
For this, we used as a theoretical
and methodological precepts of Cultural
History and uses categories of
analysis the concepts of civilization
of Norbert Elias’; appropriation of
Roger Chartier, and the camp religious
and habitus of Pierre Bourdieu
that allowed the content of the work
collected from various sources oral
and written documents.