Oralidade, Ensino e Imagens na Visão de Túndalo

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Editor Chefe: Alberto Gawryszewski
Início Publicação: 31/10/2007
Periodicidade: Semestral

Oralidade, Ensino e Imagens na Visão de Túndalo

Ano: 2010 | Volume: 3 | Número: 6
Autores: Adriana Maria de Souza Zierer
Autor Correspondente: Adriana Maria de Souza Zierer | [email protected]

Palavras-chave: Visão de Túndalo; educação; oralidade; imagens

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Visão de Túndalo é um exemplum, narrativa de caráter moralizante com a função de convencer
uma platéia através de uma lição moral. Os exempla eram apresentados por pregadores
religiosos com o objetivo de conversão. A narrativa foi produzida no século XII por um monge
cisterciense e traduzida para o português no século XV, o que mostra a sua importância no final
da Idade Média. O aspecto pedagógico está bastante ressaltado através da oralidade. É através
do diálogo entre o anjo e Túndalo que são explicados detalhadamente os tormentos do Além,
relacionados às faltas dos pecadores. O ente celeste também explica ao nobre os motivos que
levaram os eleitos a ficar nos três espaços do Paraíso, os Muros de Prata, de Ouro e de Pedras
Preciosas, segundo o seu merecimento. Além de conversar com o cavaleiro Túndalo, no intuito
de convencê-lo a se tornar um bom cristão, o manuscrito também dialoga com a platéia a
quem o texto era dirigido, através de vários índices de oralidade (Zumthor), com verbos como
ouvir, falar, contar. Para reforçar o aspecto pedagógico do exemplum são enfatizadas imagens
relacionadas aos órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) no Paraíso e Inferno.
A iconografia do final da Idade Média também confirma algumas descrições da Geografia do
Além apresentadas na visio.



Resumo Inglês:

Visio Tnugdali is an exemplum, a moral narrative with the task of convincing an audience through
a moral lesson. The exempla were presented by religious preachers for the purpose of conversion.
The narrative was produced in twelfth century by a Cistercian monk e translated to Portuguese
in the fifteenth century (Visão de Túndalo), which shows its importance in the late Middle Ages.
The pedagogical aspect is well highlighted by orality. It is through dialogue between the angel and
Túndalo which are explained in detail the torments of addition related to shortages of sinners.
The heavenly being also explains to the knight the motives for the elect to stay in the three areas
of Paradise, the Walls of Silver, Gold and Precious Stones, according to their merit. In addition
to talking with the rider Túndalo in order to convince him to become a good Christian, the
manuscript also converses with the audience to whom the text was addressed through various
levels of orality (Zumthor), with verbs such as listening, speak, tell. To reinforce the educational
aspect of the exemplum are emphasized images related to the senses (sight, hearing, smell, taste
and touch) in Paradise and Hell. The iconography of the late Middle Ages also confirms some
descriptions of the afterlife topography shown in the visio.