Ondas da Teologia da Libertação: a não-ciência de Deus a partir de Rubem Alves


Ondas da Teologia da Libertação: a não-ciência de Deus a partir de Rubem Alves

Ano: 2012 | Volume: 27 | Número: 27
Autores: Iuri Andréas Reblin
Autor Correspondente: Iuri Andréas Reblin | [email protected]

Palavras-chave: Epistemologia teológica, Conhecimento científico, Rubem Alves, Teologia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto problematiza o debate acerca da teologia
enquanto saber científico relacionado aos mistérios divinos a
partir do pensamento teológico de Rubem Alves por meio de
uma abordagem bibliográfica exploratória. O texto recupera
as possibilidades que Rubem Alves coloca para o problema da
cientificidade da teologia a partir de duas ideias do autor
acerca do discurso teológico: 1) Para conhecer Deus é
necessário se esquecer de Deus e 2) A teologia é um jogo que
se joga quando a vida está em jogo. O texto conclui que o
pensamento teológico de Rubem Alves indica algumas
direções: (re)pensar a teologia como uma ciência humana
calcada na experiência religiosa, seus símbolos, legados e
esperanças; (re)pensar a teologia focada na vida social
cotidiana, na realidade, a teologia que nasce das entranhas das
pessoas, as quais são capazes de falar a partir delas e por elas;
(re)pensar a teologia que não perde seu fascínio pelo mistério,
a teologia que mantém sua liberdade poética e sua crítica
profética; isto é, uma teologia que é, antes de tudo, bela
porque é a partir dos sonhos de beleza que nascem os
amantes.



Resumo Inglês:

The present text problematizes the debate about theology
while scientific knowledge related to divine mysteries since
Rubem Alves’ theological thought through a bibliographical
exploratory approach. It redeems the possibilities Rubem
Alves set to the problem of the scientificity of theology
starting from two ideas of the author regarding the theological
speech: 1) In order to know God we have to forget God and
2) Theology is a game which is played when life is at stake.
The text concludes that Rubem Alves’ theological thought
points out some directions: (Re-)thinking theology as a
human science leaned on religious experience, its symbols,
legacies and hopes; (Re-)thinking theology focused on the
social daily life, the reality, a theology that is born from the
bowels of people who can speak from them and for them;
(Re-)thinking a theology that does not lose its fascination with
the mystery, a theology that sustains its poetic freedom and its
prophetic criticality, i.e., a theology that is, first of all,
beautiful because it is from dreams of beauty that lovers are
born of.