Olhares sobre as dinâmicas alimentares transculturais nos territórios de atenção à saúde indígena de Oriximiná, Pará, Brasil

Revista Equatorial

Endereço:
Campus Universitário, CCHLA - Departamento de Antropologia - Lagoa Nova
Natal / RN
59.072-970
Site: http://periodicos.ufrn.br/equatorial
Telefone: (84) 3342-2240
ISSN: 2446-5674
Editor Chefe: Angela Facundo Navia
Início Publicação: 31/07/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

Olhares sobre as dinâmicas alimentares transculturais nos territórios de atenção à saúde indígena de Oriximiná, Pará, Brasil

Ano: 2019 | Volume: 6 | Número: 11
Autores: Nádile Juliane Costa de Castro
Autor Correspondente: Nádile Juliane Costa de Castro | [email protected]

Palavras-chave: saúde coletiva; populações vulneráveis; nutrição

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Casa de Saúde Indígena (CASAI) é uma casa de apoio e passagem para povos indígenas que precisam sair de suas aldeias. A partir deste serviço são realizados tratamentos para saúde em outros níveis de complexidades e em centros urbanos além dos oferecidos pela atenção básica de saúde e dentro da rede de atenção a saúde do Sistema Único de Saúde. No mais, a CASAI é um território de saúde, e como tal é organizada para o processo de trabalho da equipe multiprofissional em saúde. Nestes termos, deve oferecer infraestrutura e características que dinamizem com as questões sociais e culturais dos povos indígenas garantido o acesso e acessibilidade.

Estes territórios, em geral, são espaços que possuem dinâmicas interculturais em função da logística inserida entre aldeias e centro urbanos, e interdisciplinar em função dos diversos contextos relativos ao programa de saúde e dos profissionais que compõe a equipe de execução e apoio aos serviços. Por certo, advém entender que a atenção à saúde nestes territórios deve sempre estar atrelada ao cuidado cultural em função de considerar as singularidades de povos tradicionais (LEININGER, 2001). De todo modo, a saúde é inerente a cultura, pois, seus processos incluem regras e condições (CAMPOS, 2002) que quando inseridas nas competências e habilidades profissionais conseguem realizar ações efetivas em saúde.

Nesta direção, este ensaio foi realizado por meio de um estudo de caso[i][ii] (YIN, 2015) executado no ano 2018 e reúne um grupo de imagens relativas as dinâmicas de alimentação e nutrição nas adjacências[iii] da CASAI de Oriximiná, PA. É um grupo de 10 imagens que buscam não somente o registro do momento, mas, por meio deste, promover a reflexão sobre o cuidado cultural e as novas demandas de agravos percebidos no contexto de atenção aos povos indígenas e aos novos e antigos hábitos alimentares e dentro do contexto amazônico como propõe Simonian (2007).

É interessante, portanto, refletir a partir desses registros aspectos como das políticas de incentivos a práticas alimentares saudáveis, dos povos indígenas como cidadão e seus direitos a promoção à saúde. No mais, tais visualidades permitem olhares a estes contextos e possibilitam reflexões relativas as competências culturais e necessidade de implementações destas aos profissionais de saúde.