OCASO DA SOCIEDADE CIVIL E DE SEUS MOVIMENTOS: SOBRE A PERDA DE EFETIVIDADE DA CIDADANIA POLÍTICA NAS DEMOCRACIAS O-CIDENTAIS

Philósophos

Endereço:
Caixa Postal 131
GOIANIA / GO
0
Site: http://www.revistas.ufg.br/index.php/philosophos
Telefone: (62) 3521-1164
ISSN: 19822928
Editor Chefe: Araceli Velloso
Início Publicação: 30/06/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

OCASO DA SOCIEDADE CIVIL E DE SEUS MOVIMENTOS: SOBRE A PERDA DE EFETIVIDADE DA CIDADANIA POLÍTICA NAS DEMOCRACIAS O-CIDENTAIS

Ano: 2010 | Volume: 15 | Número: 2
Autores: Leno Francisco Danner
Autor Correspondente: Leno Francisco Danner | [email protected]

Palavras-chave: sociedade civil, movimentos sociais, estado liberal, democra-cia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo discute acerca da evolução das democracias oci-dentais no sentido de defender que a consolidação do Estado liberal implicou na negação da sociedade civil e seus movimentos enquanto respec-tivamente o espaço político e os sujeitos políticos da transformação social por excelência. Ele busca defender que a modernidade política somente foi possível porque a sociedade civil e seus movimentos constituíram-se respecti-vamente como a arena política por excelência e como os sujeitos políticos por excelência, contra a política e os atores políticos institucionalizados em termos de Antigo Regime. Nesse sentido, a intuição que persigo, ao defender que com o Estado liberal clássico vitorioso nós temos a anulação do potenci-al político da sociedade civil e de seus movimentos, está em que a estruturação política e social das democracias de massa do capitalismo de re-gulação estatal, caudatárias desse movimento histórico constituído pelo Estado liberal clássico e pela economia de laissez-faire, apresenta exatamente essa configuração de democracia social e de anulação da democracia política.



Resumo Inglês:

This paper discusses about the evolution of western democracies. It will defend that the consolidation of liberal State denied the power of civil society and it’s movements as public sphere and political agents of social transformation. It aims to point that liberal state hegemony denied political power of civil society and its movements. Therefore, I want to defend that, with hegemonic classical liberal state we have the washout of political power of the civil society and its movements; social democracies of welfare states – that depend of liberal state – are characterized by social democracy, but not political democracy.