OBRAS BURLESCAS DE TOMÉ TAVARES: REMINISCÊNCIAS BOCCACCIANAS

Revista Entheoria

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ISSN: 2446-6115
Editor Chefe: Jean Paul d'Antony Costa Silva
Início Publicação: 02/07/2014
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

OBRAS BURLESCAS DE TOMÉ TAVARES: REMINISCÊNCIAS BOCCACCIANAS

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: C. Dinis.
Autor Correspondente: C. Dinis. | [email protected]

Palavras-chave: POESIA, BARROCO, SÁTIRA.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Filho de uma época de profundas metamorfoses, Tomé Tavares (1570-1634) insere-se nas coordenadas de um espírito barroco, marcado pelo desnudamento das palavras e pela ‘guilhotina’ da sátira viperina e desmedida. Numa sociedade manchada pela hipocrisia e pelas frivolidades mundanas, a sátira burlesca surge como um sopro regenerador, dando lugar não só a um riso irreverente, muitas vezes de cumplicidade, mas também como factor de libertação mediante um mundo impregnado de valores deturpados.



Resumo Inglês:

Son of a period of profound transformations, Tomé Tavares (1570-1634) is part of a baroque spirit, marked by the unveiling of the words and by the satire’s poisonous and unmeasured guillotine. In a society marred by hypocrisy and the worldly frivolities, burlesque satire comes as a regenerator blow, giving rise not only to an irreverent laugh, often in complicity, but also as a releasing factor by a world steeped in misrepresented values.