A obra do entalhador lisboeta Manuel de Brito na Matriz do Pilar em Ouro Preto

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A obra do entalhador lisboeta Manuel de Brito na Matriz do Pilar em Ouro Preto

Ano: 2017 | Volume: 19 | Número: 35
Autores: Aziz José de Oliveira Pedrosa
Autor Correspondente: Aziz José de Oliveira Pedrosa | [email protected]

Palavras-chave: Manuel de Brito; Minas gerais; estilo joanino.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

registros históricos balizam a ativida-de do entalhador Manuel de Brito na produção de dois retábulos da Matriz do Pilar, em ouro Preto. acredita-se que foi ele o oficial que também faturou, em 1723, o retábulo-mor da igreja lisboeta de São Miguel e que, posteriormente, arrematou serviços de talha na igreja carioca de São fran-cisco da Penitência. assim, este texto tem como eixo central o estudo da atuação de Brito no universo da talha luso-brasileira, a delimitação espacial e temporal de seu fazer em Minas gerais, bem como o exame dos retábulos da Matriz do Pilar em que a documen-tação especifica seu labor. a partir daí, pretende-se preencher vazios que persistem diante da inexistência de pesquisas e análises acerca das peças retabulares investigadas, em prol de se mensurar a intervenção de Brito e ava-liar seu protagonismo na disseminação do repertório joanino na talha colonial setecentista, sobretudo em Minas.



Resumo Inglês:

Historic register point to carver Manuel de Brito as the author of two retables in the Nossa Senhora do Pilar’s Mother Church in Ouro Preto. It is possible he was the artist who issued the invoice for the main retable of São Miguel Lisbon’s Church in 1723 and later on workedfor the São Francisco da Penitência Church in Rio de Janeiro. Thus, the main focus of this article is studying Brito’s work in the universe of Luso-Brazilian carving, the space and temporal delimitation of his work in Minas Gerais, as well as examining the retables of Pilar’s Mother Church, in whichhe is documented to have worked. Then, I intend to fill in the remaining gaps as we still lack further research on the relevant retables to measure Brito’s interventions and assess his protagonism in the spreading of king D. João V style in 18th centurycolonial carving, mainly in Minas.