O vibrato no violoncelo
Revista Orfeu
O vibrato no violoncelo
Autor Correspondente: Henrique Lucena | [email protected]
Palavras-chave: vibrato, violoncelo, práticas interpretativas, estudos em performance
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre o vibrato, partindo do questionamento sobre sua utilização em termos mecânicos e estilísticos. Objetiva-se assim o conhecimento sistemático e aplicado à performance do violoncelo nos importantes períodos da história do repertório do instrumento. Por meio de artigos e outras menções esparsas presentes em métodos musicais, foi realizado um levantamento de observações por pesquisadores e violoncelistas direcionando a uma abordagem aplicada a peças representativas dos períodos em pauta, a saber, dos compositores J. S. Bach, J. Haydn, H. Villa-Lobos e Luciano Berio. Para tanto, foi necessária a revisão de literatura e uma autoavaliação da forma do uso do vibrato para que fosse possível adotar diferentes tipos de vibrato em diferentes contextos musicais.
Resumo Inglês:
This paper reports a research on the nature of the vibrato, starting from questioning its use in mechanical and stylistic terms. Thus, the objective is to formulate a systematic knowledge applied to performance in important periods of music history. Through articles and other mentions present in musical methods, a survey of observations by authors and cellists was carried out, directing an approach applied to relevant pieces of the periods in question. Therefore, it was necessary to review the literature and self-assess the use of vibrato in order to be able to adopt different types of vibrato in different musical contexts.