O trabalho propõe-se a demonstrar o valor de permanência do rádio ao longo de um
século de existência, à luz da Estética da Recepção, proposta por Jauss (1994).
Nesse perÃodo de existência, o meio radiofônico sofre mudanças e adaptações sob
diferentes aspectos e atravessa o século XX. Tal variável mostra-se significativa
para uma proposta de estudo da recepção, utilizando uma teoria própria dos
estudos literários para analisar outro objeto, neste caso, um meio de comunicação
de massa. O mesmo texto literário atravessa diferentes horizontes de expectativas,
o que não ocorre com os meios de comunicação que sofrem alterações
tecnológicas e de conteúdo. Todavia, conforme o pensamento de Jauss, o
acontecimento literário segue atuando quando, entre os indivÃduos da posteridade,
se encontram leitores que queiram apropriar-se de novo da obra ou autores que
queiram imitá-la, superá-la ou rebatê-la.
This work aims at showing the value of permanence of the radio throughout a
century of its existence in the light of reception aesthetics, proposed by Jauss
(1994). In this existence period the radio as a medium has undergone changes and
adaptations in different aspects, and crossed the 20th century. The variable
appears significant for a proposal of study of reception by using a theory taken from
literary studies to analyze another object, in this case a mass medium. The same
literary text passes through different expectation horizons, unlikely the means of
communication, which undergo changes in technology and content. However,
according to Jauss, the literary event goes on acting when, among posterity
individuals, there are readers wishing to read the work again or authors that want to
imitate, surpass or refute it.