O valor da informática educacional para a melhora do desenvolvimento lógico-matemático de crianças

Meta: Avaliação

Endereço:
Rua Cosme Velho, 155 - Cosme Velho
Rio de Janeiro / RJ
20261-903
Site: http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao
Telefone: (21) 3505-9819
ISSN: 2175-2753
Editor Chefe: Ligia Gomes Elliot
Início Publicação: 31/05/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

O valor da informática educacional para a melhora do desenvolvimento lógico-matemático de crianças

Ano: 2010 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: Heron Beresford, Aline Silvestre Rosa, Thaís Silvestre Rosa, Fabrício Bruno Cardoso
Autor Correspondente: Heron Beresford | [email protected]

Palavras-chave: avaliação, valor, educação, moral e epistemologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma avaliação acerca da eficácia da ludoergomotricidade em um programa de informática educacional junto com o treinamento de estimulação cortical, voltada para intervir na não manutenção de um estado de atenção e concentração prolongado, de 25 crianças com idade entre 5 e 7 anos ao realizarem tarefas de natureza lógico-matemática. Para avaliar o efeito causado pela intervenção, as crianças foram avaliadas no momento inicial, durante e após a intervenção, pelo Teste Gestáltico Visomotor de Bender. Os resultados obtidos neste estudo recebram tratamento estatístico a partir da análise de variância, que foi efetivada sobre os resultados nos instantes que indicaram um F = 116.29 e P=0.01.



Resumo Inglês:

The aim of this study is to develop an evaluation concerning the effectiveness of ludoergomotricidade in an educational computer program together with a cortical stimulation training in order to intervene in the non- maintenance of attention and concentration of 25 5-to-7-year-old children when performing mathematical logic tasks. To evaluate the effect of this intervention, the children were evaluated at the beginning, middle and end of the task by the Bender Visomotor Gestaltic Test. The results of this study were treated statistically by variance analysis on the results which indicated a F = 116.29 and P = 0.01.



Resumo Espanhol:

El objetivo de este estudio fue desenvolver una evaluación acerca de la eficacia de la ludoergomotricidad en un programa de informática educacional junto con el entrenamiento de estimulación cortical, encaminada para intervenir en la no-manutención de un estado de atención y concentración prolongados, de 25 niños con edad entre 5 y 7 años al realizaren tareas de naturaleza lógico-matemática. Para evaluar el efecto causado por la intervención, los niños fueron evaluados en el momento inicial, durante y después de la intervención, por el Teste Gestáltico Visomotor de Bender. Los resultados obtenidos en este estudio recibieran tratamiento estadístico a partir del análisis de variancia, que fue efectuada sobre los resultados en los instantes que indicaran F = 116.29 e P = 0.01.