O uso do QFD como ferramenta para otimizar a usabilidade de produtos: um estudo exploratório

Tecno-lógica

Endereço:
Av. Independência, 2293 - Bloco 53 - Universitário
Santa Cruz do Sul / RS
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/tecnologica/index
Telefone: (51) 3717-7545
ISSN: 1982-6753
Editor Chefe: Rosana de Cassia de Souza Schneider
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Engenharia ambiental, Área de Estudo: Engenharia química

O uso do QFD como ferramenta para otimizar a usabilidade de produtos: um estudo exploratório

Ano: 2015 | Volume: 19 | Número: 1
Autores: J. P. Genro, L. M. Kipper
Autor Correspondente: J. P. Genro | [email protected]

Palavras-chave: QFD, processo de desenvolvimento de produto, usabilidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Desdobramento da Função Qualidade (QFD) é uma ferramenta que em síntese utiliza a voz do consumidor para priorizar os principais requisitos dos clientes durante o desenvolvimento de produtos. A usabilidade dos produtos por ter relação direta com os requisitos e muitas vezes necessidades dos clientes, pode ser alcançada através da utilização de ferramentas como o QFD, que captam a voz do consumidor e definem as características mais importes do projeto. Neste contexto o objetivo deste trabalho é realizar um estudo teórico sobre a relação da utilização do QFD como ferramenta para otimizar a usabilidade de produtos, com foco em produtos de tecnologia da informação. Para isto foi realizada uma pesquisa teórica em trabalhos acadêmicos e artigos científicos onde se analisou a utilização do QFD no desenvolvimento de produtos e serviços. A pesquisa demonstrou que o QFD é uma ferramenta adequada para a definição dos requisitos dos produtos e adequada para definir requisitos de usabilidade.



Resumo Inglês:

The Quality Function Deployment (QFD) is a tool that in synthesis uses the voice of customer to prioritize key customer requirements for product development. The usability of products by having direct bearing on the requirements and often customer needs can be achieved by the use of tools such as QFD, which capture the voice of the customer and define the characteristics that are most important in the project. In this context, the objective of this paper is a do a theoretical study about the relationship of the use of QFD as a tool to optimize the usability of products, focusing on information technology products. For this a theoretical research was conducted in academic papers and scientific articles which were analyzed the particular use of QFD in product development and services. The research showed that QFD is a suitable tool for defining product requirements and therefore, appropriate to define usability requirements.