O uso do Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de um Plano de Avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

Cadernos do FNDE

Endereço:
SBS Quadra 2Bloco F - Asa Sul
Brasília / DF
70070-929
Site: https://www.fnde.gov.br/publicacoes/index.php/cadernosFNDE
Telefone: (61) 2022-4109
ISSN: 2675-1925
Editor Chefe: Andreia Couto Ribeiro
Início Publicação: 02/06/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

O uso do Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de um Plano de Avaliação em políticas educacionais: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: Fernanda Teixeira Reis, Paulo de Martino Jannuzzi
Autor Correspondente: Fernanda Teixeira Reis | [email protected]

Palavras-chave: Avaliação de Programas. Implementação no Centro da Avaliação. Mapas de Processos e Resultados(MaPR). Política de Infraestrutura escolar. Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho pretende aplicar técnicas de Mapa de Processos e Resultados (MaPR) para construção de pesquisas avaliativas em um programa educacional de infraestrutura escolar; o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Avaliar políticas e programas é compreender se os esforços empreendidos na etapa de implementação estão atuando para solucionar os problemas originais. O uso de MaPR potencializa as chances de se elaborar pesquisas de avaliação que entreguem insumos relevantes à correção dos programas, identificação de inovações e sucessos, potencializando o aprendizadoorganizacional. Ademais, MaPR possibilita o emprego de uma avaliação triangulada, a qual tende a proporcionar maior robustez àavaliação, garantindo maior pluralidade àtomada de decisão