O USO DA ARTE PARA A CONVERSÃO RELIGIOSA DE INDÍGENAS NA ESCOLA CUSQUENHA DE PINTURA

Revista Todavia

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ISSN: 2179-1369
Editor Chefe: Luciana Garcia de Mello
Início Publicação: 09/07/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Arqueologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

O USO DA ARTE PARA A CONVERSÃO RELIGIOSA DE INDÍGENAS NA ESCOLA CUSQUENHA DE PINTURA

Ano: 2020 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Eduarda Ferrari Soletti
Autor Correspondente: Eduarda Ferrari Soletti | [email protected]

Palavras-chave: Vice-Reino do Peru; Escola Cusquenha; indígenas; Igreja Católica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao final do século XVI, o Vice-Reino do Peru começa a ser alvo de políticas visuais implementadas pela Coroa espanhola, a partir do reforço da já existente união desta com a Igreja Católica. A iniciativa foi fruto de diretrizes construídas no Concílio de Trento, reunião em que as formas eficazes de conversão dos indígenas da região foram discutidas. Funda-se, então, a Escola Cusquenha da Arte, localizada no centro do Vice-Reino. Neste local, indígenas provenientes da elite andina são instruídos a reproduzirem, em telas, figuras religiosas ou cenas sacralizadas para transmitir ensinamentos do catolicismo ao restante da população nativa.