O teatro operário entra em cena: duas versões do mundo do trabalho

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

O teatro operário entra em cena: duas versões do mundo do trabalho

Ano: 2013 | Volume: 15 | Número: 27
Autores: Kátia Rodrigues Paranhos
Autor Correspondente: Kátia Rodrigues Paranhos | [email protected]

Palavras-chave: teatro militante; metalúrgicos do ABC; grupos teatrais.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Durante a década de 1980 as lideranças sindicais de São Bernardo do Campo (SP) estavam empenhadas em mobilizar os metalúrgicos por meio de programações culturais, planos de formação política e projetos de comunicação. Ao procurarem organizar a categoria, instituem o campo cultural como uma estratégia de luta decisiva naqueles anos. Neste texto, pretendo abordar o signifi cado político do grupo de teatro Forja – constituído pelos dirigentes, trabalhadores da base e por um ator e diretor de teatro. Serão enfatizadas duas peças escritas coletivamente pelo grupo “Pensão Liberdade” e “Pesadelo”. Assinalarei como fundamental a escritura dos textos como uma intervenção social e fi ccional e, ao mesmo tempo, se procurará mostrar o chamado trabalho “cultural de libertação” dos trabalhadores. Por fim, os atores-metalúrgicos vão se debruçar sobre a sua própria história como personagens de uma luta sindical e cultural travada a partir do sindicato e que ganhou rumos nacionais no cenário do movimento operário



Resumo Inglês:

During the 1980’s the union leaders of de São Bernardo do Campo (SP) had their efforts focused on mobilizing the labor workers through cultural programs, political training plans and communication projects. While trying to organize the category, they implanted the cultural fi eld as a strategy of decisive fi ght during that period of time. In this text, I intend to approach the political meaning of the Forja theater group – made up of the directors, base workers and one theater actor and director. Two plays writt en together by the group – “Pensão Liberdade” (“Liberty Pension”) and “Pesadelo” (“Nightmare”) – will be highlighted. Fundamental characteristic such as the writing of the texts as a social and fi ctional intervention will be presented and at the same time the so-called “cultural liberation of the labor workers will be illustrated. Finally, the metalworkers/actors will bend over their own history as characters of union and cultural struggles, locked upon the labor union, which took on a national course in the scene of the worker’s movement.