O sujeito no interior do enunciado e as narrações do mundo: problematizando as narrativas jornalísticas e imagéticas

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

O sujeito no interior do enunciado e as narrações do mundo: problematizando as narrativas jornalísticas e imagéticas

Ano: 2007 | Volume: 0 | Número: 17
Autores: Ana Paula Penkala
Autor Correspondente: Ana Paula Penkala | [email protected]

Palavras-chave: sujeito, enunciado, narrador

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Na década de 30 do século XX, Walter Benjamin afirmou que, com o surgimento do romance moderno, a narrativa morreu. Fernando Resende, em 2006, afirma ser possível pensar no jornalista como um narrador pós-moderno, trazendo a afirmação de Benjamin para o fazer jornalístico. Neste artigo proponho-me a discutir a narrativa jornalística a partir dessas duas bases, fazendo uma reflexão sobre o sujeito no interior do enunciado e dando início a uma problematização sobre esse sujeito no cinema de não-ficção.



Resumo Inglês:

In the 20th. century 30's, Walter Benjamin affirmed that, with the appearance of the modern romance, the narrative died. Fernando Resende, in 2006, affirms the possibility of thinking about journalist as a post-modern narrator, bringing Benjamin's affirmation to the journalistic doing. In this article I propose a discussion on journalistic narrative from these two bases, making a reflection on the subject in the interior of the enunciate and starting a problematization on this subject in the non-fiction film.



Resumo Espanhol:

En la década de 30 del siglo XX, Walter Benjamin afirmó que, con la aparición del romance moderno, la narrativa se murió. Fernando Resende, en 2006, afirma la posibilidad de pensar en el periodista como narrador post-moderno, trayendo la afirmación de Benjamin al hacer periodístico. En este artículo propongo una discusión sobre la narrativa periodística de estas dos bases, haciendo una reflexión sobre el sujeto en el interior del enunciado y comenzando una problematización sobre este sujeto en la película de no-ficción.