O SEMBLANTE NA PRODUÇÃO DE CENA DO INCONSCIENTE

Revista 2022 (Novembro)

Endereço:
Rua João Burjakian - Lauzane Paulista
São Paulo / SP
02442-150
Site: http://www.revistaterritorios.com.br
Telefone: (11) 9952-1344
ISSN: 2596-3309
Editor Chefe: Profª Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 30/11/2022
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

O SEMBLANTE NA PRODUÇÃO DE CENA DO INCONSCIENTE

Ano: 2022 | Volume: 4 | Número: 11
Autores: ANTONIO SILVA DE BRITO
Autor Correspondente: ANTONIO SILVA DE BRITO | [email protected]

Palavras-chave: Semblante; Cena; Discurso; Sintoma; Estranhamento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Cena do Inconsciente não é algo que se instituiu pela pesquisa de Freud. A dor e o gozo humano, refletida no Teatro pela caracterização das máscaras e personagens em todos os seus sintomas e recursos metafóricos e metonímicos de linguagem, foram uma referência direta do autor para elaborar a teoria da livre associação de ideias. Não saber as Verdades de memória, coerência e crença é uma oportunidade para a fluidez na escuta flutuante. Lacan aprofunda a questão com o conceito de Semblante, quando o analista entra com a fantasia e delírio do analisando num discurso específico de distanciamento. Visto que, diante das teorias de encenação do teatro, há uma intensiva discussão na Arte moderna sobre o papel dos atores diante seu público, com novas formas de recepção do espetáculo, que se retira de uma postura histérica para realizar intervenções analíticas. As práticas culturais contemporâneas em geral são bastante influenciadas pela Psicanálise, podendo-se assim se debruçar numa extensa produção acadêmica, a começar pelo fundador da clínica, nos seus escritos sobre a catarse e efeitos do estranho. Como a intenção da encenação para Freud se volta para um palco sem recalque, esta pesquisa observa as técnicas para a narrativa dramatúrgica e performance, as quais tentam romper com a convenção estética para fundar uma ética no fazer teatral.



Resumo Inglês:

The Scene of the Unconscious is not something that was instituted by Freud's research. Human pain and pleasure,
reflected in Theater by the characterization of masks and characters in all their symptoms and
metaphorical and metonymic resources of language, were a direct reference of the author to elaborate the theory of free association of ideas. Not knowing the Truths of memory, coherence and belief is
an opportunity for fluency in fluctuating listening. Lacan deepens the issue with the concept of
Semblance, when the analyst enters with the analysand's fantasy and delirium in a specific speech
of distancing. Since, in the face of theater staging theories, there is an intensive discussion
in Modern Art on the role of actors in front of their audience, with new forms of reception of the
spectacle, which withdraws from a hysterical posture to carry out analytical interventions. the practices
contemporary cultural contexts in general are greatly influenced by Psychoanalysis, thus making it possible to
focus on an extensive academic production, starting with the founder of the clinic, in his writings
on catharsis and the effects of the uncanny. How the intention of staging for Freud turns to a
stage without repression, this research observes the techniques for dramaturgical narrative and performance,
which try to break with the aesthetic convention to found an ethics in theatrical making.



Resumo Espanhol:

La Escena del Inconsciente no es algo instituido por la investigación de Freud. el dolor y el placer humanos,
reflejada en el Teatro por la caracterización de máscaras y personajes en todos sus síntomas y
los recursos metafóricos y metonímicos del lenguaje, fueron referencia directa del autor para elaborar la teoría de la libre asociación de ideas. No conocer las Verdades de la memoria, la coherencia y la creencia es
una oportunidad para la fluidez en la escucha fluctuante. Lacan profundiza la cuestión con el concepto de
Semblanza, cuando el analista entra con la fantasía y el delirio del analizando en un discurso específico
de distanciamiento. Dado que, frente a las teorías de la puesta en escena teatral, existe una intensa discusión
en Arte Moderno sobre el papel de los actores frente a su público, con nuevas formas de recepción de la
espectáculo, que se retira de una postura histérica para realizar intervenciones analíticas. las practicas
los contextos culturales contemporáneos en general están muy influidos por el Psicoanálisis, lo que permite
centrarse en una extensa producción académica, comenzando por el fundador de la clínica, en sus escritos
sobre la catarsis y los efectos de lo siniestro. Cómo la intención de poner en escena para Freud se convierte en una
escenario sin represión, esta investigación observa las técnicas para la narrativa dramatúrgica y la actuación,
que intentan romper con la convención estética para fundar una ética en el hacer teatral.



Resumo Francês:

La Scène de l'Inconscient n'est pas quelque chose qui a été institué par les recherches de Freud. Douleur et plaisir humains,
reflétée au Théâtre par la caractérisation des masques et des personnages dans tous leurs symptômes et
ressources métaphoriques et métonymiques du langage, ont été une référence directe de l'auteur pour élaborer la théorie de la libre association d'idées. Ne pas connaître les vérités de la mémoire, de la cohérence et de la croyance est
une opportunité d'aisance dans une écoute fluctuante. Lacan approfondit la question avec le concept de
Semblance, quand l'analyste entre avec le fantasme et le délire de l'analysant dans un discours spécifique
de distanciation. Puisque, face aux théories de la mise en scène théâtrale, il y a une intense discussion
en Art Moderne sur le rôle des acteurs face à leur public, avec de nouvelles formes de réception du
spectacle, qui se retire d'une posture hystérique pour effectuer des interventions analytiques. les pratiques
les contextes culturels contemporains en général sont fortement influencés par la psychanalyse, permettant ainsi de
se concentrer sur une vaste production académique, à commencer par le fondateur de la clinique, dans ses écrits
sur la catharsis et les effets de l'étrangeté. Comment l'intention de mise en scène pour Freud se transforme en
scène sans refoulement, cette recherche observe les techniques du récit dramaturgique et de la performance,
qui tentent de rompre avec la convention esthétique pour fonder une éthique dans la fabrication théâtrale.



Resumo Alemão:

Die Szene des Unbewussten ist nicht etwas, das von Freuds Forschung eingeführt wurde. Menschlicher Schmerz und Freude,
spiegelt sich im Theater durch die Charakterisierung von Masken und Charakteren in all ihren Symptomen wider
metaphorische und metonymische Sprachmittel waren eine direkte Referenz des Autors, um die Theorie der freien Assoziation von Ideen auszuarbeiten. Die Wahrheiten des Gedächtnisses, der Kohärenz und des Glaubens nicht zu kennen, ist
eine Gelegenheit für fließendes fluktuierendes Zuhören. Lacan vertieft das Thema mit dem Konzept von
Schein, wenn der Analytiker mit der Fantasie und dem Delirium des Analysanden in eine bestimmte Rede eintritt
der Distanzierung. Denn angesichts von Theaterinszenierungstheorien wird intensiv diskutiert
in der modernen Kunst über die Rolle des Schauspielers vor seinem Publikum, mit neuen Rezeptionsformen der
Spektakel, das sich aus einer hysterischen Haltung zurückzieht, um analytische Eingriffe vorzunehmen. die Praktiken
Die zeitgenössischen kulturellen Kontexte im Allgemeinen werden stark von der Psychoanalyse beeinflusst und ermöglichen dies
konzentrieren sich auf eine umfangreiche wissenschaftliche Produktion, beginnend mit dem Gründer der Klinik, in seinen Schriften
über Katharsis und die Wirkung des Unheimlichen. Wie sich die Absicht der Inszenierung für Freud zu a wendet
Bühne ohne Verdrängung, diese Forschung beobachtet die Techniken des dramaturgischen Erzählens und Aufführens,
die versuchen, mit der ästhetischen Konvention zu brechen, um eine Ethik im Theaterschaffen zu begründen.



Resumo Italiano

La scena dell'inconscio non è qualcosa che è stato istituito dalla ricerca di Freud. Dolore e piacere umani,
riflessa in Teatro dalla caratterizzazione di maschere e personaggi in tutti i loro sintomi e
risorse metaforiche e metonimiche del linguaggio, furono un riferimento diretto dell'autore per elaborare la teoria della libera associazione di idee. Non conoscere le verità della memoria, della coerenza e della credenza lo è
un'opportunità per fluire nell'ascolto fluttuante. Lacan approfondisce la questione con il concetto di
Sembianza, quando l'analista entra con la fantasia e il delirio dell'analizzando in un discorso specifico
di distanziamento. Poiché, di fronte alle teorie della messa in scena teatrale, c'è un'intensa discussione
in Modern Art sul ruolo degli attori di fronte al loro pubblico, con nuove forme di ricezione del
spettacolo, che si ritrae da una postura isterica per compiere interventi analitici. le pratiche
i contesti culturali contemporanei in generale sono fortemente influenzati dalla Psicoanalisi, rendendo così possibile
concentrarsi su un'ampia produzione accademica, a partire dal fondatore della clinica, nei suoi scritti
sulla catarsi e gli effetti del perturbante. Come l'intenzione di mettere in scena per Freud si trasforma in a
palcoscenico senza repressione, questa ricerca osserva le tecniche per la narrazione e la performance drammaturgica,
che cercano di rompere con la convenzione estetica per fondare un'etica nel fare teatrale.