O Rio contra o crime: relatos de uma “guerra” televisionada

Revista Famecos: Mídia, Cultura E Tecnologia

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ISSN: 1415-0549
Editor Chefe: Cristiane Freitas Gutfreind
Início Publicação: 31/08/1994
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

O Rio contra o crime: relatos de uma “guerra” televisionada

Ano: 2012 | Volume: 19 | Número: 1
Autores: Kleber Mendonça
Autor Correspondente: Kleber Mendonça | [email protected]

Palavras-chave: Telejornalismo, Violência Urbana, Interações Discursivas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir da análise de reportagens veiculadas pela TV Globo durante
a ocupação militar do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro,
reflete-se, aqui, acerca das formas de interação discursiva propostas
pela emissora. Em particular, fixaremos nosso olhar na relação
entre as fontes e a instância jornalística e nos modos como foram
concedidas, a esses sujeitos, possibilidades de participação no relato
dos fatos. A hipótese que a análise empírica permite estabelecer é a
de que a “interação”, proposta/imposta pela forma como a TV Globo
tratou o acontecimento, limitou a visibilidade de algumas vozes
naquela que deveria ser uma arena pública plural. Parte-se, aqui,
da perspectiva teórica que pensa a comunicação como produto do
embate entre interlocutores, no qual se dá um complexo processo
de produção de efeitos de sentido entre sujeitos em constante e
conflituosa interação dialógica, impregnada, portanto, de gestos
de dominações, recusas, antecipações e convencimentos.



Resumo Inglês:

From the analysis of news broadcast by TV Globo during the
military occupation of the Complexo do Alemão, in Rio de Janeiro,
it is reflected here, about the forms of discursive interaction
proposed by the issuer. In particular, we will fix our gaze on the
relationship between journalism field and journalistic sources and
how the possibilities for participation in the reporting of the facts
were given to these subjects. The hypothesis that the empirical
analysis allows to establish is that the “interaction” proposed/
imposed by the way TV Globo treated the event has limited
visibility of voices in what should be a plural public arena. We
propose a theoretical perspective that considers communication as
a product of the clash between partners in which there is a complex
process of production of effects of meaning between subjects. Such
a process is in constant conflict and dialogic interaction, filled with
acts of domination, denial, anticipations and persuasions.