O Retrato de Dorian Gray sob a perspectiva Pós-colonial

BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras

Endereço:
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Linguística, Letras e Artes - Campus II - Rodovia Alagoinhas - Salvador - BR 110
Alagoinhas / BA
Site: https://revistas.uneb.br/index.php/babel
Telefone: (75) 3422-2321
ISSN: 2238-5754
Editor Chefe: Marcos Antonio Maia Vilela
Início Publicação: 01/12/2011
Periodicidade: Semestral

O Retrato de Dorian Gray sob a perspectiva Pós-colonial

Ano: 2019 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: Larissa Lacerda de Sousa, Nelson Eliezer Ferreira Júnior
Autor Correspondente: Larissa Lacerda de Sousa | [email protected]

Palavras-chave: Literatura, Pós-colonialismo, Outremização, Oscar Wilde.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A  crítica  pós-colonial  oferece  uma  ótica  de  análise  que  permite  refletir, também  a  partir  da literatura,  como  são  retratados  diferentes  povos  e  nações  envolvidos  pelo  Colonialismo  e  sua  prática imperialista. A partir disso,  podemos observar  tanto  textos literários que subvertem a lógica imperial, como textos  que  a  reproduzem,  analisando  os  aspectos  desse  contexto,  tais  como  aoutremização.  Como  a Inglaterra foi durante o século XIX o maior império colonizador do mundo, a literatura inglesa, principalmente deste  período,  por  conseguinte,  possui  muitos  reflexos  desse  cenário  e  serviu  tanto  para  criticá-lo  como para  propagar  a  suposta  superioridade  dos  ingleses.  Diante  disso,  esta  pesquisa  analisa,  através  do  viés Pós-colonial,  a  representação  das  relações  coloniais  presentes  na  obra  O  retrato  de  Dorian  Gray,  escrita pelo irlandês Oscar Wilde (1854-1900) e publicada em 1891, no final da Era Vitoriana. O principal objetivo é demonstrar  como  o  narrador  e  as  personagens  apresentam  marcas  da  mentalidade  imperial  e  como  a outremização influencia a descrição das personagens e dos espaços. 



Resumo Inglês:

Postcolonial  criticism  offers  an  analytical  perspective  that  allows  us  to  reflect,  also  from  the literature,  how  different  peoples  and  nations  involved  by  Colonialism  and  its  imperialist  practice  are portrayed.  From  this,  we  can  observe  both  literary  texts  that  subvert  the  imperial  logic,  as  texts  that reproduce it, analyzing the aspects of this context, such as othering. As England was during the nineteenth century the greatest colonizing empire in the world, English literature, especially from this period, therefore, has many reflections of this scenario and served both to criticize it and to propagate the supposed superiority of the English. The portrait of Dorian Gray, written by the Irishman Oscar Wilde (1854-1900) and published in 1891, in the end of the Victorian Age, is analyzed through the postcolonial perspective. The main objective is to  demonstrate  how  the  narrator  and  the  characters  present  marks  of  the  imperial  mentality  and  how  the othering influences the description of the characters and the spaces.