O reencantamento do olhar

DAPesquisa

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

O reencantamento do olhar

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Fernanda Manéa
Autor Correspondente: Fernanda Manéa | [email protected]

Palavras-chave: olhar, Devir, fragmento, trajetória, intervenção

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo trata da relação do olhar com a contrução poética, o olhar como um dispositivo para a percepção; inspirando formas e consequentemente, desenhos. O objetivo no campo das Artes Visuais é reencantar o olhar para a beleza cotidiana e efêmera, restaurar a subjetividade, a percepção e os sentidos para com os objetos cotidianos, que tornam-se invisíveis por essa proximidade, fazendo com que não conseguimos percebê-los mais. Despertar a imaginação através do devir, provocado pela longa observação de um objeto ou documentos de trabalho (como disparadores de ideias e imagens mentais que se formam espontaneamente em nós), encontra um referencial no Trattado della Pittura de Leonardo Da Vinci e nos métodos de Max Ernest. Este modo de observar permite ver além do que normalmente se percebe, como se olhássemos pela primeira vez, com o estranhamento de um viajante ou a curiosidade de uma criança. Revela lugares, desperta rememorações, percepções, o desejo de intervir, novos processos de criação como desenhar diretamente junto às manchas das fachadas em ruínas. O reencantamento seria uma tentativa de resgate da sensibilidade do olhar, mas também de restauração da subjetividade, do imaginário, aberto à percepção, ao devir; pode estar presente tanto na criação quanto na recepção da arte



Resumo Inglês:

This article deals with the relationship of poetic look with the construction, look like a device for perception, and thus inspiring shapes, designs. The goal in the field of Visual Arts is looking to re-enchant the everyday and ephemeral beauty, restore subjectivity, perception and the senses to everyday objects that become invisible in this neighborhood, so that we can not perceive them more. Awakening the imagination by becoming, due to prolonged observation of an object or working papers (as triggers of ideas and mental images that form spontaneously in us), is a reference in Tratt della pittura of Leonardo Da Vinci and the methods of Max Ernest. This mode allows you to watch to see beyond what’s normally see, like looking for the first time, with the strangeness of a traveler or a curious child. Reveals places, awakens recollections, perceptions, desire to intervene, to create new processes such as drawing directly with the stains of ruined facades. The enchantment would be an attempt to rescue the sensitivity of the eye, but also restoration of subjectivity, imagination, open to perception, becoming, can be present both in the creation and reception of art.