O que traz o senhor aqui?: uma análise semiolinguística das interações de um grupo de apoio aos familiares de pessoas com a Doença de Alzheimer

Fórum Lingüístico

Endereço:
Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Lingüística Caixa Postal 476
Florianópolis / SC
88040-900
Site: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/index
Telefone: (48) 3721-9581
ISSN: 19848412
Editor Chefe: Atilio Butturi Junior
Início Publicação: 31/12/1997
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Linguística

O que traz o senhor aqui?: uma análise semiolinguística das interações de um grupo de apoio aos familiares de pessoas com a Doença de Alzheimer

Ano: 2018 | Volume: 15 | Número: 3
Autores: C. Mira, K. Custodio
Autor Correspondente: C. Mira | [email protected]

Palavras-chave: Grupo de apoio, Semiolinguística, Comportamentos enunciativos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo propõe uma análise de uma interação face a face em um Grupo de Apoio a familiares de pessoas com Doença de Alzheimer com base na Teoria Semiolinguística, desenvolvida por Patrick Charaudeau. O corpus analisado é proveniente de gravações de vídeo de reuniões mediadas por um médico em um Grupo de Apoio, que constitui um espaço de socialização de informações onde os familiares e cuidadores podem  compartilhar as experiências de cuidado e convívio com a Doença de Alzheimer. É neste domínio empírico que este trabalho pretende abordar a situação e o contrato de comunicação compartilhado pelos participantes do Grupo de Apoio. O intuito de nossas análises é demonstrar como os comportamentos enunciativos se revelam e se articulam convergindo para o fim discursivo compartilhado entre os parceiros da situação de comunicação.



Resumo Inglês:

Alzheimer's disease is a brain disorder that affects not only the life of the diagnosed person, but also those who live with him/her. In this context, Support Groups constitute important information and socialization spaces where family caregivers can share their experiences of caring in search for a better conviviality.  Therefore, this article proposes an analysis of a face-to-face interaction in a Support Group for family members of people with Alzheimer’s disease based on the theoretical apparatus of Semiolinguistics, developed by Patrick Charaudeau. The analyzed corpus is derived from video recordings of meetings coordinated by a neurologist. In this empirical domain, this paper addresses the complexity of the communication act based on the strategies used by the subjects. Results of data analysis demonstrate that participants play specific roles according to the communicative situation, revealing enunciative behaviors that are articulated converging towards the shared discursive purpose.



Resumo Espanhol:

La enfermedad de Alzheimer es un síndrome demencial que afecta no sólo a la vida de la persona diagnosticada, como a los que conviven con ella. En ese marco, los Grupos de Apoyo constituyen espacios importantes de socialización donde familiares y cuidadores pueden compartir experiencias de cuidado en la búsqueda de una mejor convivencia. Así, el presente artículo propone un análisis de una interacción cara a cara en un Grupo de Apoyo de familiares cuidadores de personas con enfermedad de Alzheimer. Con base en la Teoría Semiolingüística, desarrollada por Patrick Charaudeau, analizamos un corpus proveniente de grabaciones de vídeo de reuniones mediadas por un médico. En este ámbito empírico, este trabajo aborda la complejidad propia del acto de comunicación a partir de las estrategias utilizadas por los sujetos. Los resultados de nuestros análisis demuestran que los participantes desempeñan papeles específicos de acuerdo con la situación de comunicación, revelando comportamientos enunciativos que se articulan convergiendo hacia el fin discursivo compartido.