O processo de internacionalização e os aspectos socioambientais: o caso Embraer

Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - ReA/UFSM

Endereço:
Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - idade Universitária – Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Camobi
Santa Maria / RS
97105-900
Site: https://periodicos.ufsm.br/reaufsm
Telefone: (55) 3220-9258
ISSN: 19834659
Editor Chefe: Clandia Maffini Gomes
Início Publicação: 31/03/2008
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Administração

O processo de internacionalização e os aspectos socioambientais: o caso Embraer

Ano: 2008 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: André Coimbra Félix Cardoso, Annelise Vendramini da Silva Caridade, Flavio Hourneaux Junior, Isak Kruglianskas
Autor Correspondente: André Coimbra Félix Cardoso | [email protected]

Palavras-chave: Internacionalização, Gestão Socioambiental, Sustentabilidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste trabalho é colaborar para que se compreenda se a capacidade de uma organização competir em um mercado internacional pode ser influenciada por questões relacionadas aos aspectos socioambientais que a envolvem, com base nos diferentes contextos em que esta passa a operar. O estudo, de caráter exploratório e descritivo, trata da análise do processo de internacionalização da Embraer, e pautou-se na estratégia de um estudo de caso único e, como meio de coleta de dados, foi escolhida a entrevista pessoal em profundidade, além de utilização de dados de fontes secundárias. O ponto de destaque como resultado é a necessidade da indústria de aviação se reestruturar sob um novo enfoque, que valorize as variáveis sociais e ambientais, sob pena de sua própria sobrevivência em longo prazo.



Resumo Inglês:

This article aims at understanding in what ways sustainability issues can affect the dynamics of an internationalization process, particularly in the aviation industry. This paper presents and discusses the case of EMBRAER, the largest Brazilian aircraft manufacturer in the aeronautical and defense markets; this research is both exploratory and descriptive and it follows the case study method. Data was gathered through a personal interview and secondary sources.