O processo de feminização no jornalismo regional: uma análise sobre a contribuição das jornalistas na Gazeta do Povo

Mediação

Endereço:
Rua Cobre, 200 - Cruzeiro
Belo Horizonte / MG
30310-190
Site: http://www.fumec.br/revistas/mediacao
Telefone: (31) 3228-3099
ISSN: 1676-2827 (impressa); 2179-9571 (on-line)
Editor Chefe: Prof. Luiz Henrique Barbosa
Início Publicação: 01/10/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

O processo de feminização no jornalismo regional: uma análise sobre a contribuição das jornalistas na Gazeta do Povo

Ano: 2017 | Volume: 19 | Número: 24
Autores: Paula Melani Rocha, Gabriela Clair Kosvoski
Autor Correspondente: Responsável pela publicação Mediação - Prof. Rodrigo Fonseca e Rodrigues (Doutor) Universidade FUMEC - FCH | [email protected]

Palavras-chave: jornalismo regional, feminização do jornalismo, impresso, mulheres jornalistas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O processo de ingresso das mulheres no jornalismo brasileiro ocorre de forma mais acentuada no século XX. No entanto, há especificidades desse movimento de acordo com a região do país e características dos impressos. Embora a participação das mulheres no exercício do jornalismo no Brasil sobressaia quantitativamente à participação masculina, pesquisas dentro do campo do jornalismo sobre o tema ainda são localizadas. A presente reflexão busca discutir a feminização no jornal Gazeta do Povo (Curitiba) de cobertura regional, analisando não apenas como se deu o processo de ingresso das mulheres, mas também suas contribuições. A fundamentação envolve conceitos sobre jornalismo regional e gênero. A metodologia empregada foi pesquisa em jornais, livros, internet e documentários. Entre os resultados, o estudo revelou a invisibilidade da atuação das mulheres sobretudo nos primórdios do jornal.



Resumo Inglês:

O processo de ingresso das mulheres no jornalismo brasileiro ocorre de forma mais acentuada no século XX. No entanto, há especificidades desse movimento de acordo com a região do país e carac - terísticas dos impressos. Embora a participação das mulheres no exercício do jornalismo no Brasil sobressaia quantitativamente à participação masculina, pesquisas dentro do campo do jornalismo sobre o tema ainda são localizadas. A presente reflexão busca discutir a feminização no jornal Ga - zeta do Povo (Curitiba) de cobertura regional, analisando não apenas como se deu o processo de ingresso das mulheres, mas também suas contribuições. A fundamentação envolve conceitos sobre jornalismo regional e gênero. A metodologia empregada foi pesquisa em jornais, livros, internet e documentários. Entre os resultados, o estudo revelou a invisibilidade da atuação das mulheres so - bretudo nos primórdios do jornal.